México voltará a exigir visto físico de turistas brasileiros
Medida deve entrar em vigor ainda nesta semana e tem por objetivo impedir a alta da imigração irregular
O governo do México decidiu voltar a exigir visto físico aos turistas brasileiros que queiram visitar o México. A informação foi divulgada pelo jornal mexicano “El Economista” e confirmada pelo GLOBO. A previsão é que a nova regra entrará em vigor ainda nesta semana.
As autoridades mexicanas alegam que é preciso reduzir o grande fluxo de imigrantes ilegais. Segundo elas, cresceram os casos em que as pessoas usam o México como passagem para entrar irregularmente nos Estados Unidos.
Desde novembro do ano passado, o documento podia ser obtido pela internet. Porém, a situação começou a mudar há cerca de um mês, quando supostas falhas no sistema impediam a autorização eletrônica para o ingresso em território mexicano.
Para se ter uma ideia do caos criado pela inatividade do sistema eletrônico, o telefone da embaixada mexicana em Brasília está congestionado, devido ao grande número de pedidos de vistos de emergência. As ligações não são atendidas e uma gravação recomenda que o contato seja feito pelo email consuladomexbra@ser.gov.mx.
No fim do ano passado, o México suspendeu temporariamente a exigência de visto físico para os brasileiros —ou seja, o interessado teria que requisitar autorização pessoalmente. O documento passou a ser fornecido eletronicamente e um dos objetivos era facilitar o turismo naquele país da América do Norte. No entanto, as autoridades mexicanas concluíram que a medida fez com que o fluxo migratório irregular aumentasse.
Existe a expectativa de o governo brasileiro adotar o mesmo procedimento em relação aos turistas mexicanos. Esse procedimento atende ao chamado princípio da reciprocidade.