Livro sobre relação de Pierre Bourdieu com sociólogos brasileiros é lançado no Recife, nesta quinta
O lançamento acontecerá na Aliança Francesa do Recife e conta com debate aberto ao público
Livro “Bourdieu à brasileira” será lançado nesta quinta-feira (28) na Aliança Francesa do Recife, na rua Amaro Bezerra, no bairro do Derby, às 19h. O livro, organizado pela socióloga da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria Eduarda da Mota Rocha, fala sobre a relação entre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e pesquisadores brasileiros.
O lançamento da obra, que trata do impacto do francês no Brasil, contará com debate aberto ao público entre Maria Eduarda e Gabriel Peters (UFPE), e mediação do professor Arthur Perrusi (UFPE).
A pesquisa é uma publicação da editora Confraria do Vento. Ele explora a participação brasileira, na década de 70, nos centros de pesquisas liderados por Bourdieu, que, apesar de falecido há 20 anos, segue em evidência até hoje entre os sociólogos do país por suas ideias a respeito de desigualdade e dominação.
“Bourdieu à Brasileira” detalha o diálogo do intelectual com esses pesquisadores e o impacto de sua obra em diversas áreas do conhecimento, como a comunicação, a saúde coletiva, a ciência política e a administração. O livro ainda se dedica a mostrar a maneira que esses brasileiros aplicam as metodologias e conceitos bourdieusianos ao contexto nacional, em especial na antropologia das classes dominadas, como é feito no Museu Nacional, e na sociologia da cultura desenvolvida em São Paulo.
O livro, dividido em sete capítulos, traz o resultado de uma pesquisa documental inédita onde se discute ainda o pensamento de Bourdieu na sociologia da educação, na teoria social e no debate mais recente sobre classe e raça no Brasil.
SERVIÇO
O quê: Debate de lançamento do livro “Bourdieu à brasileira”
Quando: 28 de julho, às 19h
Onde: Aliança Francesa – Recife (Rua Amaro Bezerra, 466, Derby)
Entrada gratuita