7 Clássicos mundiais da literatura que você precisa ler
Os clássicos mundiais da literatura nunca saem de moda. Pelo contrário, muitos deles foram publicados há muitos anos, mas continuam integrando a cultura dos livros atualmente pela sua efetividade histórica.
Além disso, são utilizados vários trechos de clássicos literários em vestibulares e no próprio Enem. Portanto, é bom conhecer os principais autores que influenciaram a sociedade um dia, como suas obras, pensamentos e características, mantêm a proximidade com a vivência atual.
Um fato relevante que os consolida entre os mais escolhidos a nível mundial é a continuação do sucesso de vendas. Estamos falando de obras atemporais que permanecem sendo publicadas e encantando novas gerações; enriquecendo em conhecimento e imaginação.
E você, sabe quais exemplares são símbolos históricos que não podem ficar de fora da sua lista de leitura? Veja agora mesmo os 7 clássicos mundiais da literatura que você precisa ler.
Dom Quixote (Miguel de Cervantes)
Já foram 500 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, permanecendo como um dos maiores clássicos mundiais da literatura. Então, não restam muitas dúvidas que é uma leitura praticamente obrigatória, não é?
Publicado em 1605, na cidade de Madrid, a obra apresenta a história de Dom Quixote de La Mancha. Um generoso fidalgo que passou grande parte da vida debruçado em romances de cavalaria. O que faz com que confunda o mundo real com acontecimentos fantasiosos. Quem o acompanha na aventura até se tornar um cavaleiro respeitado é seu amigo e fiel escudeiro, Sancho Pança.
O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Bronte)
Entre os clássicos da literatura, não podemos deixar de fora o único romance de Emily Bronte. A escritora britânica revela a narrativa de Ellen Dean, uma governanta que relata acontecimentos de uma família inglesa do Condado de Yorkshire.
No núcleo, vemos a impetuosa Catherine Earnshaw, personagem determinada a conseguir o que quer. Além de Heathcliff, seu irmão, com quem mantém um relacionamento de amor e ódio.
O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
O que dizer da obra voltada para o público infantil, que se revelou um livro queridíssimo por todas as idades?! O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, entrega uma leitura deliciosa, constantemente indicada por profissionais de educação e psicólogos.
O livro tem poucas páginas, permitindo uma rápida leitura; exibindo as viagens do Pequeno Príncipe. Em suas aventuras, vivenciamos com ele os momentos de esperança, de tristeza, de reflexão, de amor e de amizade. E claro, a idealização de quando se é adulto e quando criança. Uma obra publicada em 1943, que já vendeu aproximadamente 142 milhões de unidades.
Um Conto de Duas Cidades (Charles Dickens)
Na estante dos livros clássicos mais vendidos, encontramos a obra de Charles Dickens: “Um Conto de Duas Cidades”. Trata-se de um romance singular, com fundo histórico passando pela Revolução Francesa; lançado em 1859.
A obra de Charles Dickens explora temáticas profundas, como a ação da culpa e da vergonha. Tal como o poder da retribuição.
Esse livro foi destaque em matéria publicada pelo site muraldoslivros.com.
Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)
O livro do escritor colombiano renomado, Gabriel García Márquez, reverencia a escrita fantasiosa. Com detalhes únicos que fazem a família Buendía ser “adotada” para o coração de quem lê.
Sem dúvida, o exemplar está entre os clássicos mundiais da literatura que você precisa ler. Onde encontrará várias linhagens de uma mesma família, a grande responsável pela fundação de Macondo. Cidade onde se passam as histórias. Isto porque o conto envolve mistérios e períodos de solidão de cada geração dos Buendía.
Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)
Um livro bastante tradicional, comumente implementado em materiais de ensino para crianças. “Alice no País das Maravilhas” é um conto maravilhoso para todas as idades. Não foi por pura coincidência que se tornou um clássico também nas telinhas.
A narrativa aponta para as aventuras de Alice através de um mundo fantástico surpreendente. Lá ela se depara com personagens vivos representados por objetos e animais. Os quais misteriosamente se comportam como seres humanos do mundo real.
O Processo (Franz Kafka)
Diante de uma literatura mais complexa, devido aos termos mais antigos da narrativa, “O Processo” é um ótimo clássico que você precisa ler. Nele visualizamos um homem confuso, Joseph K., que é acusado por inúmeros crimes que desconhece.
Durante a jornada, o leitor acompanha as nuances sobre o processo e as burocracias que envolvem o personagem central. Em sua luta para anular as acusações, ele se vê cada vez mais comprometido, encurralado. É palpável sentir o quanto as mudanças ocorrem rapidamente, assim como na vida real, em que o sistema reprime assombrosamente.
Enviado e produzido por RM3 Digital.