Alemanha bate França por 2x1 e vai à final da Euro feminina contra a Inglaterra
Com dois gols de Alexandra Popp, seleção alemã vai a final contra as donas da casa
A Alemanha se classificou para sua nona decisão de Eurocopa feminina ao derrotar nesta quarta-feira a França por 2x1 na semifinal e irá disputar o título no próximo domingo contra a Inglaterra.
A capitã Alexandra Popp marcou os dois gols alemães na partida, enquanto Merle Frohms fez contra para a seleção francesa.
"Sinto puro orgulho pelo que conquistamos e por essas jogadoras, da número 1 até a 23. Trabalhamos muito e somos um grupo muito unido, nos apoiando em campo. Nossa vitória é totalmente merecida", comemorou a treinadora da Alemanha, Martina Voss-Tecklenburg.
A Alemanha é a maior vencedora da Eurocopa feminina, com oito títulos nas 12 edições já realizadas. Todas as vezes em que chegou a final, a seleção alemã acabou levando o troféu.
A Inglaterra se classificou para a decisão na terça-feira, ao vencer a Suécia por 4x0 na primeira semifinal. Jogando em casa, as inglesas têm uma impressionante média de quatro gols por jogo no torneio.
A final será uma repetição da Eurocopa de 2009. Naquela ocasião, a Alemanha foi campeã com uma vitória por 6x2 sobre a Inglaterra.
As alemãs venceram todos os jogos que disputaram até agora nesta Euro. Em seu grupo na primeira fase venceram a Dinamarca (4x0), Espanha (2x0) e Finlândia (3x0), antes de bater a Áustria (2x0) nas quartas de final. O gol sofrido nesta quarta-feira foi o primeiro desta edição.
Alexandra Popp, eleita a melhor jogadora da partida, alcançou Beth Mead, da Inglaterra, na artilharia, ambas com seis gols. Elas igualaram o recorde de gols marcados em uma mesma edição do torneio, da alemã Inka Grings em 2009, e poderão superá-la na final.
Por sua vez, a França falhou em mais uma tentativa de chegar à sua primeira final de Eurocopa. Perdeu nas semifinais, assim como na Copa do Mundo de 2011 e nos Jogos Olímpicos de 2012.
Desde esses jogos, há dez anos, em Londres, as 'Bleues' emendaram cinco grandes competições em que foram eliminadas nas quartas de final.
"Hoje lutamos, apesar de tudo. No primeiro tempo foi difícil porque a Alemanha foi mais forte, mas acho que reagimos bem na segunda etapa. Faltou uma pequena dose de acerto na frente do gol delas", lamentou a treinadora da França, Corinne Diacre, em entrevista ao Canal+ de seu país.
"Queríamos ir para Wembley (para a final). Não conseguimos esta noite e podemos dizer que nosso adversário foi mais forte hoje, embora tenhamos lutado muito bem. Estou orgulhosa das minhas jogadoras", acrescentou.
Ficha técnica:
Alemanha 2
Frohms; Gwinn, Hendrich, Hegering (Doorsoun) e Rauch; Magull (Dallmann), Oberdorf e Däbritz (Lohmann); Huth (Wassmuth), Popp e Brand. Técnica: Martina Voss-Tecklenburg
França 1
Peyraud-Magnin; Périsset, Mbock Bathy, Renard e Karchaoui; Bilbault, Toletti (Sarr) e Geyoro; Diani, Malard (Bacha) e Cascarino (Matéo). Técnica: Corinne Diacre
Estádio: Stadium MK (Milton Keynes)
Árbitra: Cheryl Foster/GAL
Posse de bola: Alemanha: 54% / França: 46%
Gols: Popp (2x)/ALE e Frohms (contra)/FRA
Cartões amarelos: Gwinn e Oberdorf/ALE; Toletti e Bacha/FRA