ELEIÇÕES 2022

Com motociata e vídeo para Tik Tok, Bolsonaro lança candidatura de Major Vitor Hugo em Goiás

Em seu discurso, Bolsonaro admitiu a dificuldade de tornar o aliado conhecido no estado

Bolsonaro na motociata em Goiânia - reprodução/vídeo

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira (29) do lançamento oficial da candidatura do deputado federal Major Vito Hugo, do PL, ao Governo de Goiás. O evento ocorreu em um clube de Goiânia, que teve menos da metade do seu espaço ocupado por apoiadores. Aliados do governo atribuíram o evento com pouco público ao "palanque fraco" de Vitor Hugo, quarto colocado nas pesquisas de intenção de voto. Ele aposta na proximidade com o presidente para alavancar a candidatura.

Em seu discurso, Bolsonaro admitiu a dificuldade de tornar o aliado conhecido no estado.

— Vocês estão aos poucos conhecendo mais o Vitor Hugo do que o Wilder (Morais, candidato ao Senado pelo PL), que é mais conhecido de vocês. Ele tem tudo para ser um excelente governador neste pujante estado de Goiás.

Ao falar ao público, Bolsonaro defendeu medidas econômicas do governo, reforçou o discurso evangélico e pautas ideológicas, como o armamento da população, e defendeu mais uma vez que não houve “corrupção comprovada” no governo, apenas “falsas denúncias”.

— No nosso governo apareceram falsas denúncias de corrupção, até que se um dia aparecer algo de concreto a gente ajuda a apurar. Vencemos então três anos e meio sem nada de corrupção comprovada em nosso governo

Vitor Hugo é um aliado próximo a Bolsonaro desde o início da gestão. O deputado já foi líder do governo na Câmara dos Deputados, mas foi substituído por Ricardo Barros (PP-PR), que marcou a aproximação de Bolsonaro com partidos do Centrão.

— Estamos vencendo todas as etapas. Diziam que eu não seria candidato, agora eu sou. Hoje com a vinda do presidente esse apoio fica claro e vamos seguir crescendo — disse Vitor Hugo.

Motociata e Tik Tok
Bolsonaro chegou ao local da convenção de moto. Ele saiu do aeroporto em motociata organizada por Vitor Hugo. Antes, se reuniu com um grupo de sete influenciadoras digitais no aeroporto, a convite do pré-candidato a deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).

O presidente gravou uma série de vídeos com as apoiadoras, alguns deles em formato destinado usado pelo TikTok, plataforma predominantemente utilizada por jovens. Em uma das gravações, Bolsonaro aparece cercado por apoiadoras para rebater avaliações de baixa aprovação entre eleitoras.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostrou que o presidente cresceu entre o eleitorado feminino, que representam 52% da amostra analisada. A distância agora para o seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 46% para 27%, com o crescimento de seis pontos aferido neste levantamento.

A campanha do presidente mira em reverter a rejeição entre as mulheres e entre os jovens, grupo em que o presidente tem 20% das intenções de voto contra 51% de Lula.

Como mostrou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, o PL traçou uma estratégia de comunicação para divulgar as ações do governo. Todos os dias, o partido vai disparar informações para filiados e dirigentes partidários a fim de municiá-los com dados para transmitir a seus eleitores nos estados e municípios.

Nesta quarta-feira, por exemplo, Valdemar Costa Neto, presidente do partido, enviou um texto em um grupo de WhatsApp em que comemora a “maior inserção da mulher no mercado de trabalho na história do Brasil”. No documento, que contém sete páginas, o partido lista as leis sancionadas pelo Congresso que beneficiaram o público feminino. E diz ainda que Bolsonaro “quebrou o protocolo” ao dar voz a Michelle na cerimônia de posse no governo, em 2019.