Pernambuco

Começa pagamento do benefício continuado a parentes de pessoas que morrem em decorrência das chuvas

Pagamento começou por 82 moradores

Local de deslizamento de terra da barreira no Alto Santa Terezinha - Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Começou, nesta quarta-feira (3), o pagamento do benefício continuado a familiares de pessoas que morreram em decorrência dos temporais ocorridos nos últimos meses em Pernambuco. O valor, de um salário mínimo mensal, é pago pelo Governo do Estado.

Inicialmente, o recurso vai para 82 beneficiários que tinham parentesco com 57 vítimas - eles receberão o equivalente a dois meses de pagamento, já que a lei é de junho deste ano. Segundo o Governo do Estado, os cadastros dos demais beneficiários seguem em processo de análise e validação. Até o momento, familiares de 117 vítimas tiveram informações coletadas pelas equipes estaduais de assistência social.
 

“É um trabalho com alguma complexidade, pois é necessário recolher uma série de documentos e validar esses cadastros com todo o cuidado, considerando que é um pagamento que vai acontecer por tempo indeterminado, de forma continuada. Estamos garantindo de forma retroativa, ou seja, há pessoas que estão recebendo dois salários mínimos neste primeiro mês”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley. 

Com as fortes chuvas ocorridas entre o fim de maio e meados de junho, mais 130 pessoas morreram em meio a deslizamentos e correntezas.