RECIFE

Aposentada que teve casa atingida no Vasco da Gama havia saído do local pouco antes do deslizamento

Mulher de 53 anos havia ido ao Caps

Desabamento sobre a casa de Maria José da Paixão, no Vasco da Gama - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Após ter a casa atingida por um deslizamento na manhã dessa terça-feira (2), as últimas 24 horas foram de apreensão para a moradora Maria José da Paixão, de 53 anos, e seus familiares. O imóvel fica na Rua 22 de Abril, no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife.

Aposentada, Maria José mora sozinha e por pouco não estava na residência no momento do deslizamento. “Eu tinha ido para o Caps [Centro de Atenção Psicossocial], onde faço tratamento toda terça-feira”, contou.

Sobrinho da aposentada, John Silva da Paixão, 32 anos, imaginava que a tia ainda estava na residência e se desesperou ao ver os destroços sobre a cama da tia. “Eu imaginei que ela estava na cama, soterrada, que tinha um bocado de tijolo e uma barreira caiu ali ao lado da casa dela”, comentou.

Ele e outros familiares moram em casas próximas a da aposentada. "Meu sobrinho chegou no Caps dizendo que a minha casa tinha desabado", contou a moradora, explicando como soube do deslizamento.

A Defesa Civil do Recife foi acionada e interditou a área. De acordo com a aposentada, ela recebeu da Prefeitura do Recife uma cesta básica e um colchão e também foi cadastrada para receber o auxílio emergencial destinado para famílias atingidas pelas chuvas. 

Após o deslizamento, ela está morando na casa da irmã. A residência fica ao lado da casa atingida. "Eu perdi geladeira, fogão e a cama, só era o que eu tinha. A minha casa era muito pequeninha, não tinha como ter muito móvel não, era um cômodo de um vão só", contou. 

Segundo os moradores, os profissionais da Defesa Civil afirmaram que voltarão à residência nesta quarta-feira (3) para dar prosseguimento às ações de segurança.