Dia dos Pais deve elevar vendas no comércio
Expectativa do comércio do Recife é de um aumento de 10% no faturamento do período. Pesquisa da Alshop indica que a data comemorativa deve movimentar R$ 24 bilhões em todo o País
O Dia dos Pais vai movimentar o comércio do Recife. A data, que é a primeira do segundo semestre com grande movimentação no setor, é a quarta melhor para o comércio, ficando atrás apenas do Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados. Este ano, a expectativa é que o período tenha um aumento de 10% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado no Recife.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), Fred Leal, conta que apesar de incertezas do cenário econômico, a expectativa é que o consumidor vá às ruas em busca de presentes.
“Dia dos Pais é uma data importante e a perspectiva é que mesmo com o consumidor retraído por conta de aumento de outros insumos rotineiros, apostamos que, com o Auxílio Brasil, a gente volte a aquecer e seja o suficiente para recuperar um movimento que não foi tão bom no primeiro semestre”, disse.
De acordo com sondagem da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que representa mais de 40 mil lojistas, a expectativa é de que este ano as vendas tenham um aumento de 15% no País em comparação com 2021.
Previsão de vendas
Para a entidade, a data deve movimentar cerca de R$ 24 bilhões em vendas e aproximadamente 102 milhões de pessoas deverão ir às compras para presentear os pais, especialmente em lojas de shopping e de rua.
Segundo o diretor institucional da Alshop, Luis Augusto Ildefonso, a boa expectativa se dá a partir do fim das restrições e aceleração do consumo. “A expectativa poderia ser melhor se não fosse a disparada da inflação e do endividamento das famílias que chega em 77,3%. Mas de acordo com o levantamento que fizemos, entendemos que o consumidor vai presentear, porém, com mais cautela, em um cenário melhor que o do ano passado e devemos ter centros de compra mais cheios na data específica, bem como lojas movimentadas especialmente na próxima semana", comenta.
Tíquete de R$ 160
O tíquete médio de compra no Dia dos Pais deve ficar em R$ 160, especialmente no vestuário com roupas, calçados e acessórios. Enquanto isso, itens duráveis mais caros não estão no radar de compras. De acordo com a Associação, cerca de 70% dos consumidores deverão realizar compras via internet.
Um exemplo da boa expectativa do setor é a Bonjour Flores, que lançou uma campanha exclusiva para o Dia dos Pais. A proprietária e designer floral da Bonjour, Marcela Montenegro, conta que a data é positiva para incrementar as vendas. “As datas comemorativas sempre são muito importantes. Nossa expectativa é crescer 25% nas vendas em relação a 2021”, disse.