Dua Lipa é nomeada embaixadora honorária do Kosovo, país em que viveu parte da adolescência
Cantora compartilhou registros da celebração em suas redes sociais
Nascida no Reino Unido mas tendo vivido parte de sua adolescência no Kosovo, Dua Lipa tornou-se Embaixadora Honorária do país. Por meio de uma publicação em sua conta no Instagram neste sábado, a cantora compartilhou registros da cerimônia, celebrada pela presidente Vjosa Osmani.
“Na tarde de ontem, recebi o título de Embaixadora Honorária do Kosovo por nossa Senhora Presidente Vjosa Osmani. É uma honra e um privilégio poder representar meu país em todo o mundo e continuar meu trabalho e esforços globalmente para ver que partimos nossa marca e fazer a diferença. A juventude do Kosovo merece o direito à liberalização de vistos, liberdade para viajar e sonhar alto. Obrigada”, publicou a cantora.
Tendo nascido em Londres, Dua Lipa é filha de pais albaneses. Ela se mudou para Pristina, capital do Kosovo, após o país proclamar independência da Sérvia, em 2008. Os pais da cantora haviam deixado a região no início dos anos 1990, devido aos conflitos pela independência. Mais tarde, Dua Lipa regressou a Londres para continuar a sua carreira como cantora, mas sempre destacando suas origens.
Presidente do Kosovo, Vjosa justificou a homenagem agradecendo a cantora “por tudo o que fez até agora para representar seu país no mundo”.
Por muito tempo, o Kosovo fez parte da antiga Iugoslávia — e depois da Sérvia. Em 2008, o Kosovo declarou independência, sendo reconhecido por países como Holanda, França, Alemanha e Reino Unido.
Há outras nações, contudo, que ainda não reconhecem o país como independente, caso da Sérvia, que reivindica o território como parte do seu. O Kosovo tem cerca de 5% da sua população de origem sérvia, com grande parte sendo descendente de albaneses.