Festa de Nossa Senhora da Cabeça chega ao segundo dia de programação na Igreja Madre de Deus
A Folha de Pernambuco foi convidada e marcou presença no evento nesta quarta-feira (10); as celebrações vão até a sexta-feira (12)
Nesta quarta-feira (10), aconteceu o segundo dia de celebração da Festa de Nossa Senhora da Cabeça, na Igreja Madre de Deus, localizada no Bairro do Recife. A programação contou com a Recitação do Terço Mariano e a Santa Missa ministrada pelo Padre Damião Silva e pelo Frei Rosenildo Alexandre. A semana especial de comemoração começou na terça-feira (9) e vai até a próxima sexta-feira (12).
A Folha de Pernambuco foi convidada e marcou presença neste segundo dia de programação. Mariana Costa, diretora Administrativa do jornal, enfatizou o desejo do veículo de participar desse tipo de celebração.
“É nosso papel estar presente e levar essas celebrações da igreja e de outras religiões. A celebração da Nossa Senhora da Cabeça, assim como outras, é um trabalho de fé que mexe com tantas pessoas e faz um bem para elas. A gente quer estar sempre junto para dimensionar a magnitude desses eventos”.
O Padre Damião Silva, Pároco da Igreja Madre de Deus, agradeceu à Folha de Pernambuco pela presença. “Através deste veículo de comunicação, nós chegamos a lugares que normalmente não alcançamos pela limitação de espaço. A gente louva a Deus pela Folha de Pernambuco por possibilitar a chegada a tantas famílias”, disse o padre.
Nossa Senhora da Cabeça é relacionada com as doenças relacionadas à cabeça, seja de ordem física, emocional ou mental. Segundo o padre Damião, é comum as pessoas levarem cabeças de gesso para entregarem no altar de Nossa Senhora da Cabeça por alguma prece alcançada.
Maria do Socorro, de 74 anos, nunca tinha ido à celebração de Nossa Senhora da Cabeça, apesar de ser católica desde pequena. Ela foi nesta terça para pedir melhora na sua saúde mental. “Essa pandemia me deixou muito ansiosa e medrosa. Estou tentando mudar. Na hora que você quer se livrar de pensamentos ruins, ninguém é melhor que a mãe de Deus para receber esse pedido”.
A fiel Hilda da Conceição, de 71 anos, fez um pedido para outra Santa achando que era Nossa Senhora da Cabeça. Apesar da confusão, ela melhorou das dores crônicas de cabeça e da falta de memória. Hilda contou que foi à Igreja Madre de Deus para agradecer e fazer novos pedidos.
A programação da Festa de Nossa Senhora da Cabeça segue nos próximos dias. A Santa Missa de quinta e sexta acontece às 12h e serão ministradas, respectivamente, pelo frei Edilson dos Santos e pelo padre Damião Silva. A recitação do terço Mariano ocorre 30 minutos antes das missas e, ao final delas, há a bênção do medalhão de Nossa Senhora na cabeça dos fiéis. Na sexta, acontece uma pequena procissão pelas ruas do Bairro do Recife após a missa.
Quem está longe e não pode comparecer até a igreja, pode acessar a transmissão ao vivo através do canal do YouTube da Igreja Madre de Deus. Confira: