Teatro

Obra de Hermilo Borba inspira espetáculo de dança dirigido por Domingos Júnior

"Arranca!" ganha apresentações gratuitas em duas noites no Teatro Hermilo Borba Filho

Caldo de Cana Filmes

Opressões pessoais e sociais questionadas por meio da dança e, portanto, sob o viés da arte e culminância na sensibilidade e na poesia. Este é o percurso que chegará ao palco do Teatro Hermilo Borba Filho, nos próximos dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira), às 20h, com acesso gratuito.

O espetáculo, baseado na obra de Hermilo Borba – especificamente “Agá”, no capítulo “Livro dos Mortos. Arranca!” – é resultado da pesquisa “Eu, o-morto-rezando-o-Xango”, que apresenta a corporeidade das danças de rua, Cultura Popular e de um Nordeste futurista.
 



Dirigido pelo ator e artista-educador Domingos Júnior – que em 2022 fez o papel de Cristo na "Paixão de Cristo do Recife, Jesus, a Luz do Mundo" – a apresentação explora em cena as dores e lutas dos artistas-criadores Íris Campos e Marcelo Sena, além do próprio diretor, que lançam questionamentos acerca dos papéis exercidos entre oprimidos e opressores, sob o ponto de vista pessoal e social.

Diretor e dançarino
Domingos Júnior, além de assinar “Arranca!” – realizado via edital “O Solo do Outro” (2020), da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife - entra em cena ao lado da bailarina e atriz Íris Campos. Ambos dividem o palco com o também artista Marcelo Sena. Vale destacar que o trio participou de oficina de preparação com Agrinez Melo, integrante do grupo O Poste Soluções Luminosas.
 

Crédito: Caldo de Cana Filmes

O espetáculo, passa pelo Hermilo Borba neste mês de agosto e em setembro volta em curta temporada para em seguida circular palcos afora.

Serviço
Arranca!

Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife), dias 18 e 19 de agosto, 20h
Acesso gratuito
Informações: (81) 98236-3777