Futebol

Com gol nos acréscimos, Athletico vence Estudiantes e garante vaga na semifinal da Libertadores

Furacão ganhou por 1x0, com gol marcado pelo garoto Vitor Roque, de 17 anos

Lance de Estudiantes x Athletico - Divulgação/Athletico

Aos 50 minutos do segundo tempo, o garoto Vitor Roque, de apenas 17 anos, foi o herói da classificação do Athlético às semifinais da Libertadores da América 2022. O Furacão segurou a pressão do Estudiantes/ARG, nesta quinta (11), em La Plata, e foi coroado nos acréscimos com o gol que garantiu o triunfo por 1x0, pelas quartas de final. Como os paranaenses empataram em 0x0 na semana passada, na Arena da Baixada, a equipe se classificou no torneio e segue viva no sonho do título continental. O próximo adversário do rubro-negro será o Palmeiras.

Com apoio da torcida em La Plata, o Estudiantes jogou melhor na primeira etapa, insistindo nas bolas aéreas. O Athletico soube aguentar a pressão para manter o 0x0 até o intervalo. Placar que estava levando o confronto para as penalidades.

Aos 17 minutos do segundo tempo, o lance polêmico da noite. Após cobrança de escanteio, Rogel mandou a bola na trave. No rebote, Lollo chutou para marcar. O VAR, porém, apontou impedimento de Morel, que estava na frente do goleiro Bento antes da finalização. Aos 50, o Athlético conseguiu a vitória histórica. Vitinho cruzou e Vitor Roque, de cabeça, decretou a vitória dos brasileiros na Argentina. 

Na semifinal, o Athletico enfrentará o Palmeiras, que eliminou o Atlético/MG, nas penalidades, nas quartas de final. O outro jogo da fase será entre Flamengo e Vélez Sarsfield/ARG. Ambos os duelos da volta serão no Brasil, sendo no Allianz Parque, casa do Verdão, e Maracanã, estádio em que os cariocas mandam seus jogos.

Vice-campeão da edição 2005 da Libertadores, o Athletico eliminou o Libertad/PAR, nas oitavas, antes de desclassificar os argentinos. A equipe é comandada pelo técnico Felipão, campeão do torneio em 1995, com o Grêmio, e 1999, com o Palmeiras.