Expectativa

Comerciantes estão confiantes com as vendas às vésperas do Dia dos Pais

Lojas localizadas no centro do Recife esperam que a movimentação aumente neste fim de semana

Movimentação no centro do Recife nesta sexta-feira (12) - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A sexta-feira (12) é de movimentação aquecida no centro do Recife. Às vésperas do Dia dos Pais, comemorado neste domingo (14), parte dos comerciantes estão animados com as vendas.

Vendedora de uma loja de acessórios e roupas masculinas localizada na rua das Calçadas, Alessandra Larissa Gomes, de 23 anos, destaca que a expectativa é de que as vendas deste ano sejam melhores do que as realizadas no ano passado. 

“No decorrer do ano passado para hoje, este ano está bem melhor. A procura aqui por cuecas e meias, por exemplo, está grande”, disse.

De acordo com a vendedora, é mais comum as esposas irem em busca dos artigos para presentear os maridos. “Agora, quem vem mais aqui são as esposas, que compram os presentes para os filhos darem aos pais”, contou.

Já na joalheria em que a consultora de vendas Andreza Silva, de 33 anos, trabalha, no Pátio do Livramento, o movimento este ano está inferior ao de 2021, mas a expectativa é de que as vendas aumentem até este sábado (13). 

“A gente está bem otimista porque o brasileiro deixa tudo para cima da hora. O movimento estava bem mais ou menos, mas aí, de ontem para cá, já começou a reagir. Então a gente está esperando que, daqui para amanhã, seja bem intenso”, comentou.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife), Fred Leal, a estimativa é de que as vendas do Dia dos Pais deste ano superem as do ano passado em aproximadamente 10%. 
 
“O Dia dos Pais é uma data importante, não deixa de ser, mas uma coisa que é mais importante é porque a gente sente que o varejo está começando a crescer. O consumidor estava muito apertado com a questão dos aumentos de água, luz, eneregia, combustível, e realmente deu uma arrefecida nisso, porque o consumidor estava muito retraído”, disse.
 
De acordo com Leal, a expectativa é de que a data indique uma retomada da movimentação e do consumo. “A gente espera que o Dia dos Pais seja o início de um segundo semestre melhor para o varejo, porque o segundo semestre foi muito apertado. Outra coisa importante é que o consumidor voltou a andar na rua, voltou a circular, e circular é muito bom para o comércio. A gente vive das pessoas que circulam, que compram, que consomem. Então, a gente está com uma expectativa boa”, concluiu.