Prisão no Agreste

Polícia prende homem suspeito de envolvimento em roubo e abuso sexual ocorridos em Ipojuca

Homem foi preso em Lajedo, no Agreste de Pernambuco, na última quinta-feira (11)

Delegado Ney Luiz, titular da 43ª Circunscrição de Porto de Galinhas - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Um homem foi preso na cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, suspeito de ser o autor intelectual de um roubo ocorrido em Nossa Senhora do Ó, distrito da cidade de Ipojuca, no Litoral Sul do Estado. No momento do crime, cerca de cinco homens armados e encapuzados assaltaram um comerciante quando ele chegava à sua residência e abusaram sexualmente da sua companheira, diante da filha do casal.
 
A prisão do homem apontado como mandante do assalto foi efetuada na última quinta-feira (11), e os detalhes foram repassados pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (15), na sede da corporação, no Recife. 
 
De acordo com a polícia, os crimes ocorreram no último dia 16 de julho. A família foi mantida em cárcere, e os suspeitos levaram o automóvel, televisão e outros objetos das vítimas. 
 
“Diante da gravidade dos fatos, o roubo com restrição e liberdade onde cerca de quatro a cinco indivíduos armados entraram no imóvel das vítimas e inclusive abusou sexualmente da esposa, imediatamente iniciamos as diligências e rapidamente conseguimos chegar a autoria dos fatos. Representamos pela prisão desses indivíduos e um deles foi preso em Lajedo”, comentou o delegado Ney Luiz,  titular da 43ª Circunscrição de Porto de Galinhas.

“A mulher relata para a gente que um desses indivíduos, o qual usava uma máscara, abusou sexualmente dela, tocando o seu corpo, e somente não conseguiu seguir com a ação porque, segundo ela, um terceiro indivíduo pediu a ele que parasse com os abusos”, acrescentou.

Segundo as investigações, o assalto ocorreu porque o suspeito de ser o mandante do roubo, após alugar um automóvel, vendeu o veículo para o comerciante de Nossa Senhora do Ó. Quando o verdadeiro proprietário pediu o carro de volta, o homem, então, optou por roubar o veículo que havia vendido ao comerciante.
 
“Todo o evento criminoso envolve uma Fiat Fiorino. O autor intelectual do roubo teria vendido essa Fiorino para a vítima. Só que esse veículo não pertencia a ele. Diante disso, após o real proprietário do veículo cobrar a devolução, ele decidiu roubar essa Fiorino que havia vendido. Foi até o local com mais quatro indivíduos, que ele arregimentou e chamou para praticar esse roubo, roubou a Fiorino e ainda roubou outros objetos”, detalhou o delegado.

De acordo com a Polícia Civil, o mandante do crime é morador da cidade de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, e teria fugido para Lajedo para se esconder da polícia. Segundo as investigações, ele é suspeito de integrar uma facção criminosa.    
 
“Ele é do Cabo de Santo Agostinho e já responde pelo crime de receptação também. É um indivíduo bastante perigoso, ligado a facções criminosas, e o seu filho também cumpre pena no sistema presidiário. A gente acha que, inclusive, houve a participação do filho dele no sentido de reunir criminosos para que eles praticassem o roubo”, apontou Ney Luiz. 
 
Um segundo homem também foi preso em Lajedo acusado de receptação. A polícia encontrou objetos roubados do comerciante na casa do suspeito. A corporação não confirmou se algum dos dois homens presos é o autor do crime de importunação sexual.

Os outros homens envolvidos no roubo seguem sendo investigados e procurados pela Polícia Civil de Pernambuco.