Confira as idas e vindas do Náutico nesta segunda janela de transferências
Com direito a novidades aos 45 do segundo tempo, o Timbu trouxe 12 reforços para brigar pela permanência na Série B
A segunda janela de transferências do Campeonato Brasileiro fechou suas portas na noite da última segunda-feira (15), e o Náutico aproveitou até demais o mercado de reforços. O Timbu já estava reformando seu plantel antes mesmo da abertura da janela no dia 18 de julho, e se manteve contratando até as últimas horas possíveis para suprir necessidades inesperadas.
Em ordem cronológica, a primeira contratação do Timbu nesta segunda janela foi do lateral Thiago Ennes, velho conhecido da torcida. Vindo do Sampaio Corrêa, o atleta foi o primeiro reforço para o muito criticado setor defensivo alvirrubro, que sentiu a ausência da referência do zagueiro Camutanga, que deixou o Náutico logo antes da abertura da janela, com transferência já acertada para o Atlético-GO.
O final do mês de junho também ficou marcado por duas das principais contratações do Timbu no ano: o volante Jobson e o meia Souza, ambos veteranos com passagens pelos Aflitos, além do atacante Jonathan Jesus. Ao lado de Ennes, os reforços foram contratados ainda sob o comando do técnico Roberto Fernandes, agora à frente do CSA, que acabou não tendo a oportunidade de utilizá-los.
A estreia dos reforços marcou o início da até então conturbada era Elano Blumer no Náutico. Com o time recheado de veteranos, o novo treinador alvirrubro optou por trazer nomes mais jovens para preencher a zaga e dar velocidade ao ataque. Desembarcaram no Recife o zagueiro Arthur Henrique, o meia Thomaz, e o atacante Júlio Vitor - todos já conhecidos de Elano em seus tempos de Ferroviária-SP.
Ainda em busca de dar liga ao setor defensivo, agora retornando à formação com três zagueiros, o Náutico trouxe outros dois nomes: o zagueiro Maurício, e o lateral-direito Anílson. Ambos estrearam apressadamente, antes mesmo de serem apresentados, na vitória contra o CRB, inclusive, com gol do próprio Maurício.
Outro nome que pode dar as caras no profissional do Timbu é o atacante Rodrigo Leal, prata da casa que retorna após período de empréstimo ao Atlético-MG. Pelo sub-17, foi tido como promessa, e chegou a ser elogiado por Hélio dos Anjos quando estava à frente do elenco alvirrubro.
As contratações mais recentes, no entanto, surgiram aos 45 do segundo tempo. Na noite da última segunda-feira (15), data final para a inscrição de reforços, o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF revelou a regularização do atacante Everton Brito, que pertence à Juventude e disputava a Série D pelo Paraná, e do goleiro Jean, emprestado pelo Retrô para substituir Lucas Perri até o fim do ano, com possibilidade de compra.
Mesmo com o fechamento da janela, os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro ainda podem contratar novos reforços até o dia 26 de agosto. No entanto, os jogadores precisam estar sem clube desde antes da última segunda-feira (15).
Despedidas
Destaque do Náutico na temporada e peça essencial para balancear a considerada pior defesa da Série B, Perri chegou aos Aflitos no início do ano emprestado pelo São Paulo, e garantiu seu status de herói do título do Campeonato Pernambucano antes de ser negociado com o Botafogo, que acertou com o Tricolor Paulista sua ida antecipada ao Rio de Janeiro.
Outras despedidas que precederam a saída de Perri ao longo da última janela foram a do zagueiro Carlão e do volante Rhaldney. O primeiro, prata da casa, estava começando a firmar sua posição na defesa quando foi vendido ao Almería, da Espanha. Já o segundo, também joia da base e peça importante nos mais de 100 jogos disputados pelo clube, foi encontrar seu ex-colega alvirrubro Camutanga no Atlético-GO.
O setor ofensivo também viu rotatividade, com a saída de Leandro Carvalho, que agora defende o Remo, do atacante Ewandro, e do meia Juninho Carpina, promessa da base que acabou perdendo espaço na posição, e agora atua no futebol do Chipre.
Confira a lista completa de chegadas e saídas do Náutico nesta segunda janela:
Chegadas:
João Lucas, lateral-esquerdo (chegou entre as janelas, já estreou);
Geuvânio, atacante (chegou entre as janelas, já estreou);
Thiago Ennes, lateral-direito (já estreou);
Jobson, volante (já estreou);
Souza, meia (já estreou);
Jonathan Jesus, atacante (já estreou);
Arthur Henrique, zagueiro (já estreou);
Thomaz, volante (já estreou);
Júlio Vitor, atacante (já estreou);
Maurício, zagueiro (já estreou);
Anílson, lateral-direito (já estreou);
Everton Brito, atacante (ainda não estreou);
Jean, goleiro (ainda não estreou).
Saídas:
Camutanga, zagueiro;
Aílton, lateral-esquerdo (não renovou);
Eduardo Teixeira, meia (não renovou);
Rhaldney, volante;
Ewandro, atacante;
Leandro Carvalho, atacante;
Juninho Carpina, meia;
Carlão, zagueiro;
Lucas Perri, goleiro;