Serviço

Prefeitura do Recife amplia número de vagas para serviço de hospedagem social

Edital para prestação do serviço, busca um aumento para 200 pessoas em situação de rua acolhidas

Mulheres em situação de rua na Praça da Independência, centro do Recife - Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife, publicou, no último sábado (13), a segunda edição do edital do credenciamento para prestação de serviços de hospedagem social, que prevê alavancar para 200 as vagas destinadas para pessoas em situações de rua em redes hoteleiras. A iniciativa, que faz parte do Programa Recife Acolhe, tem como principal objetivo aumentar o número de oportunidades de acolhimento para este público. 

No local, o morador contará com profissionais da área psicossocial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, com assistentes sociais e psicólogos. Além disso, educadores sociais estarão disponíveis em plantões diários e noturnos, e poderão realizar qualquer encaminhamento para a rede de saúde e educação. 

As vagas que serão destinadas para o projeto serão custeadas pela PCR. Até o dia 6 de setembro, instituições da rede hoteleira que tiverem interesse de prestar o serviço já podem enviar a documentação necessária para o cadastro para o e-mail geruza.felizardo@recife.pe.gov.br, onde passará por uma análise. As escolhidas serão divulgadas no Diário Oficial. O acolhido deverá seguir as regras de convivência do hotel ou pousada onde estiver morando.

O edital está publicado na edição do Diário Oficial do Município do sábado (13). Camila Borges, gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade, comenta sobre o projeto de hospedagem social e do Programa Recife Acolhe. 

“O programa Recife Acolhe possui diversos eixos, como Ampliação dos Serviços; Moradia; Segurança Alimentar; Educação, Emprego e Renda; Doação e Institucional. As vagas nas redes hoteleiras fazem parte do eixo de ampliação de serviços. No ano de 2021, tivemos a primeira pousada a ser credenciada, a Solar do Lazer, e a ideia do relançamento deste edital é uma expansão da rede de atendimento e das vagas nas redes hoteleiras para pessoas em situação de rua”, comenta. 

Para ser direcionada para uma unidade de acolhimento institucional, e ser beneficiada pela hospedagem social, é necessário que a pessoa em situação de vulnerabilidade tenha passado pela intervenção de algum serviço da Assistência Social, tais como o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) ou os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centro Pop).