Futebol

Uns ficam, uns saem: quinta será dia de definições no Santa Cruz

Reapresentação dos atletas dará início ao processo de reformulação do elenco de olho na pré-Copa do Nordeste

Rafael Furtado, centroavante do Santa Cruz - Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

Dia de definições no Santa Cruz. Nesta quinta (18), o grupo se reapresenta à tarde, no Arruda. Data em que a direção coral deve começar a oficializar algumas situações envolvendo os vínculos dos atletas, já focando na pré-Copa do Nordeste, que deve começar em outubro. Do atual elenco, poucos nomes têm contrato para 2023 e boa parte ainda não foi procurada desde a eliminação diante do Tocantinópolis, nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Tudo isso, vale citar, em meio à notícia da saída do técnico Marcelo Martelotte, que deixou o clube. 

Com exceção do meia Wescley (contrato até dezembro de 2023) e dos atacantes Ariel e Hugo Cabral (abril de 2023), os demais jogadores têm vínculo encerrando no final de outubro ou novembro. Hugo, porém, já foi emprestado ao Vila Nova até o final da Série B. Alguns nomes, como o goleiro Klever, o zagueiro Luan Bueno e o volante Daniel Pereira, não devem continuar no Santa. Os dois últimos, inclusive, retornarão ao XV de Piracicaba, clube que emprestou a dupla ao Tricolor neste ano.

Com relação ao meia Chiquinho, o jogador tem um gatilho de renovação automática em caso de classificação do Santa Cruz à Copa do Nordeste 2023. O atacante Rafael Furtado, por outro lado, interessa aos pernambucanos. "Conversei com Rogério Guedes (diretor de futebol) e estamos aguardando a proposta do clube. Rafael teve uma proposta de fora do Brasil, além de alguma sondagens, mas ele tem contrato com o Santa Cruz e vamos esperar o que eles vão propor para tomar uma decisão", informou o empresário do atacante, Helcio Alisk.

Preliminar do Nordestão

O Santa Cruz começará a partir da segunda fase do período preliminar da Copa do Nordeste. O Tricolor pegará um dos times que avançar na primeira etapa, que conta com ASA/AL, Altos/PI, Bahia de Feira/BA, Caucaia/CE, Cordino/MA, Falcon/SE, Floresta/CE, Globo/RN, Imperatriz/MA, Jacuipense/BA, Moto Club/ MA, Parnahyba/PI, Retrô/PE, Salgueiro/PE, Treze/PB e 4 de Julho/PI.

Além do Tricolor, a segunda fase também terá América/RN, Botafogo/PB, Confiança/SE, CSA/AL, Ferroviário/CE, Juazeirense/BA e Vitória/BA. Os clubes, vale citar, jogarão como mandantes em seus respectivos embates com os classificados vindos da primeira etapa. 

Caso avance, o Santa terá ainda pela frente a terceira fase, última barreira antes da classificação à etapa de grupos. Passando por mais um mata-mata, o Tricolor se juntará aos clubes que já estão garantidos na competição: ABC/RN, Atlético de Alagoinhas/BA, Bahia, Campinense/PB, Ceará, CRB/AL, Fluminense/PI, Fortaleza, Náutico, Sampaio Corrêa/MA, Sergipe e Sport. 

Além disso, o Santa deve receber mais de R$ 1 milhão pela participação no Nordestão os valores exatos ainda não foram divulgados pela Liga do Nordeste. A classificação faria com que o Tricolor tivesse mais um torneio a disputar em 2023, além do Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Série D as duas últimas competições foram conquistadas por conta do desempenho coral no Estadual de 2022.