João Gomes no Marco Zero

Brigas e arrastões são registrados no Bairro do Recife durante gravação do DVD de João Gomes

Vídeos registraram as cenas de violência e até sons de tiros

Muita confusão marcou gravação do DVD de João Gomes - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco; Reprodução/Redes sociais

Durante o show da gravação do DVD do cantor João Gomes, no Marco Zero, vários focos de confusão tomaram as ruas do Bairro do Recife. Tumultos, brigas e arrastões assustaram o público presente.

Enquanto a multidão se divertia no Marco Zero, ocorrências foram registradas nas vias laterais de acesso e arredores. O "empurra-empurra" acabou com fãs sendo socorridos por bombeiros. 

Vídeos registraram as cenas de violência e até sons de tiros. 

Segundo informações de quem estava no local, o drone usado para a captação de imagens do show foi roubado. A organização do evento, que estimou um público de cerca de 150 mil pessoas presentes, disse que o objeto foi recuperado e entregue à polícia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Um esquema de segurança foi montado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para o evento, com mais de 350 policiais militares, além de reforço da Polícia Civil, na Delegacia localizada na avenida Alfredo Lisboa.

Por meio de nota oficial, emitida nesta quinta-feira (19), a SDS declarou que destacou 410 policiais militares para o policiamento ostensivo desde a passagem de som até a volta para casa. 

"Inicialmente, o planejamento operacional previa 362 PMs, mas foi reforçado com mais 48 profissionais durante a operação, de modo a ampliar a presença não apenas no local do espetáculo, mas em todas as pontes do entorno do Marco Zero, corredores viários, paradas de ônibus, terminais integrados e pontos estratégicos do Centro Expandido do Recife".

A SDS disse ainda que empregou batalhões de área e unidades especializadas da PMPE, a exemplo da Ciatur, Rádiopatrulha, Choque, Cavalaria e BPTran. 

A Delegacia da Rio Branco registrou 12 ocorrências referentes ao evento, sendo a maioria relativa a furto ou extravio de objetos. "Das conduções realizadas pela PMPE, quatro resultaram em flagrante de delito na Ceplanc e outro flagrante foi lavrado na DP do Rio Branco", acrescenta a nota, que termina:

Antes e após o show, o policiamento atuou protegendo a população e na garantia do espetáculo, seja na prevenção e repressão a ocorrências de brigas e possíveis furtos. Não foram verificadas ocorrências com uso de arma de fogo (há informações sobre a explosão de um transformador nas proximidades do Marco Zero), depredação do casario antigo ou das paradas de ônibus e estações do BRT. Em algumas ocasiões, foi verificado que grupos de jovens iniciavam corrida pelos acessos do show, buscando causar tumulto, mas o policiamento esteve presente e atuou para estabelecer a tranquilidade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)