RECIFE

Prefeitura inicia construção do Compaz Paulo Freire, no Ibura

Com um investimento de R$ 10,8 milhões, as obras estão previstas para serem finalizadas na segunda metade de 2023

Obras do Compaz Paulo Freire estão previstas para terminar no segundo semestre de 2023 - Edson Holanda / PCR

As obras do Compaz Paulo Freire, no bairro do Ibura, Zona Sul da capital pernambucana, foram iniciadas oficialmente na manhã desta quinta-feira (18). A construção terá o orçamento de R$ 10,8 milhões, com fundos oriundos da Prefeitura do Recife, e está prevista para ser finalizada no segundo semestre de 2023. A ação é coordenada pelo Gabinete de Projetos Especiais em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã. O prédio possuirá 3.326m², divididos em quatro andares.

Com a presença de João Campos, prefeito do Recife, e Murilo Cavalcanti, ecretário de Segurança Cidadã, a solenidade que marcou a abertura da construção se iniciou às 10h da manhã. “Teremos a oportunidade de ter os melhores equipamentos do recife aqui, de cidadania, esportes, cultura e lazer, com uma biblioteca muito organizada e um espaço de convivência”, declarou o prefeito. 

Tendo como principal objetivo de prevenir à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, os Centros Comunitários da Paz (Compaz),  buscam fornecer serviços  prioritários de atendimento básico à população, entre eles estão o PROCON, CRAS e CREAS, Central de CadÚnico, Junta Militar e Atendimento à Mulher. O prédio terá também salas de estudo, espaço para a primeira infância  e atividades como danças, artes e multidisciplinares, além de um auditório e mirante.

Prefeito João Campos discursou na solenidade de abertura. Foto: Ricardo Bezerra/Folha de Pernambuco

“A expectativa é que gere mais empregos para a comunidade, acabe com o foco das drogas aqui na redondeza. Eu espero que crie um vínculo, que seja um projeto que traga mais oportunidades, cursos para a comunidade e que acabe mesmo a criminalidade. Já conheço o da abdias, já participei de várias coisas lá, então espero que gere os mesmos benefícios que os outros trazem e que a comunidade abrace o compaz”, declara William Martins, DJ e morador da região

O Compaz Paulo Freire será o quinto inaugurado no Recife. Os outros são o Compaz Eduardo Campos, presente no Alto de Santa Terezinha, o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, o Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá e o Compaz Helder Câmara, na comunidade do Coque, no bairro da Joana Bezerra. 

“Quando fizemos um diagnóstico da cidade do Recife, cerca de 16 bairros foram prioritários para receber um Compaz e um deles era o Ibura. Como este terreno era próprio e está localizado em dois bairros de alta vulnerabilidade, então foi decidido pelo prefeito que seria aqui e que irá mudar completamente a vida das pessoas que moram no entorno”, declarou o secretário Murilo Cavalcanti.