Prefeitura inicia construção do Compaz Paulo Freire, no Ibura
Com um investimento de R$ 10,8 milhões, as obras estão previstas para serem finalizadas na segunda metade de 2023
As obras do Compaz Paulo Freire, no bairro do Ibura, Zona Sul da capital pernambucana, foram iniciadas oficialmente na manhã desta quinta-feira (18). A construção terá o orçamento de R$ 10,8 milhões, com fundos oriundos da Prefeitura do Recife, e está prevista para ser finalizada no segundo semestre de 2023. A ação é coordenada pelo Gabinete de Projetos Especiais em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã. O prédio possuirá 3.326m², divididos em quatro andares.
Com a presença de João Campos, prefeito do Recife, e Murilo Cavalcanti, ecretário de Segurança Cidadã, a solenidade que marcou a abertura da construção se iniciou às 10h da manhã. “Teremos a oportunidade de ter os melhores equipamentos do recife aqui, de cidadania, esportes, cultura e lazer, com uma biblioteca muito organizada e um espaço de convivência”, declarou o prefeito.
Tendo como principal objetivo de prevenir à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, os Centros Comunitários da Paz (Compaz), buscam fornecer serviços prioritários de atendimento básico à população, entre eles estão o PROCON, CRAS e CREAS, Central de CadÚnico, Junta Militar e Atendimento à Mulher. O prédio terá também salas de estudo, espaço para a primeira infância e atividades como danças, artes e multidisciplinares, além de um auditório e mirante.
“A expectativa é que gere mais empregos para a comunidade, acabe com o foco das drogas aqui na redondeza. Eu espero que crie um vínculo, que seja um projeto que traga mais oportunidades, cursos para a comunidade e que acabe mesmo a criminalidade. Já conheço o da abdias, já participei de várias coisas lá, então espero que gere os mesmos benefícios que os outros trazem e que a comunidade abrace o compaz”, declara William Martins, DJ e morador da região
O Compaz Paulo Freire será o quinto inaugurado no Recife. Os outros são o Compaz Eduardo Campos, presente no Alto de Santa Terezinha, o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, o Compaz Governador Miguel Arraes, na Caxangá e o Compaz Helder Câmara, na comunidade do Coque, no bairro da Joana Bezerra.
“Quando fizemos um diagnóstico da cidade do Recife, cerca de 16 bairros foram prioritários para receber um Compaz e um deles era o Ibura. Como este terreno era próprio e está localizado em dois bairros de alta vulnerabilidade, então foi decidido pelo prefeito que seria aqui e que irá mudar completamente a vida das pessoas que moram no entorno”, declarou o secretário Murilo Cavalcanti.