Guerra na Ucrânia

ONU quer 'intensificar' exportações de grãos da Ucrânia antes do inverno boreal

Ucrânia e Rússia são dois dos maiores exportadores de grãos do mundo, cujos preços dispararam desde o início da invasão

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan (E) e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reagem durante uma entrevista coletiva após as conversas com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em Lviv, em 18 de agosto de 2022, em meio à invasão russa da - Dimitar Dilkoff / AFP

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, prometeu nesta quinta-feira (18) que sua organização tentaria "intensificar" as exportações de grãos ucranianos antes da chegada do inverno boreal, porque são cruciais para o abastecimento de alimentos de muitos países africanos.

"Faremos tudo o que pudermos para intensificar nossas operações e, assim, enfrentar as dificuldades do próximo inverno", disse Guterres após uma reunião a três em Lviv (oeste da Ucrânia) com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e o presidente turco, Recep. Tayyip Erdogan. 

O funcionário também aplaudiu o acordo alcançado entre a Ucrânia e a Rússia, patrocinado pela Turquia, que permitiu a retomada das exportações de grãos ucranianos neste mês. 

Ucrânia e Rússia são dois dos maiores exportadores de grãos do mundo, cujos preços dispararam desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.