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Escrita de trabalhos acadêmicos não deve ser vista como algo extremamente complicado

Professor explica que sensação tem origem em bloqueios mentais

Adobe Stock/Agência Educa Mais Brasil

Estar sempre acima da média e se destacar na turma, cobranças externas e internas, prazos apertados e o desejo de corresponder à lógica de produtividade constante são pontos que deixam o universo acadêmico, por vezes, adoecedor. Uma pesquisa publicada na revista científica Nature aponta que estudantes de pós-graduação, por exemplo, possuem seis vezes mais chances de desenvolver quadros de depressão e ansiedade do que o restante da população. Quanto mais próximo da escrita de trabalhos de conclusão de curso, o temido TCC, ou de teses e dissertações, esse quadro de ansiedade pode tomar conta dos estudantes. “E, em geral, a pressão fica maior conforme o aumento da titularidade”, destaca o professor e especialista em metodologia do ensino superior Paulo Eduardo de Oliveira.

O acadêmico explica ainda que essas questões podem ser desencadeadas pela natureza do processo de escrita, que é, muitas vezes, solitário. “Só quem vai estar na conduta principal da construção desse documento é o aluno. Então, o que observo é uma tensão gigante nesse momento. O que não deveria ser, mas acredito que acontece porque a fase do TCC, por exemplo, é repleta de mitos: que é muito difícil, que os alunos não darão conta ou que precisa ser extremamente conclusivo”, analisa o docente. 

Com mais de 30 anos de experiência em bancas avaliadoras e ministrando disciplinas das áreas de metodologia científica, Paulo avalia que essa tensão também resulta no que se pode classificar como bullying acadêmico. Cometido entre os próprios alunos ou presente na relação entre orientando e orientador, o bulliyng é perceptível, por exemplo, no constrangimento com aquela pessoa que pergunta demais, muitas vezes classificada como chata e inconveniente, ou na postura “casca grossa” de determinados professores que desacreditam na capacidade intelectual do aluno. 

“Ai chegamos a um bloqueio mental – algo da ordem cognitiva mesmo – que impede os alunos de transformarem o pensamento abstrato em concreto. Ou seja, não saber colocar no papel tudo aquilo que aprenderam no decorrer do curso e que são capazes de fazer. ‘Professor, não consigo começar o meu TCC’ ou ‘professor, começo e divago e travo’ são coisas que já escutei muito”, conta Paulo que procura difundir metodologias a favor do desbloqueio mental a partir de planejamento de pesquisas que basicamente começa com perguntas. “Até porque na ciência tudo é categorizado”, acrescenta. 

É através de uma postura motivacional com os alunos que orienta que Paulo foge da lógica acadêmica carrasca e tenta desmistificar junto aos estudantes crenças limitantes bem características nos ambientes de produção acadêmica e científica. “Não tem nada de anormal na produção de um texto para a academia. Eu trabalho isso até em minhas palestras tentando quebrar essa ideia de que fazer ciência é difícil e trabalhosa. Nós só temos que ir além dos nossos bloqueios mentais”, afirma. 

Metodologia da pesquisa ao alcance de todos

Além da postura motivacional, o professor Paulo também tem se debruçado ao longo desses anos em pensar maneiras de eliminar o “academiquês” que mais confunde do que contribui no ambiente das faculdades. Como resultado de suas pesquisas, ele escreveu o livro Metodologia da Pesquisa ao Alcance de Todos. 

Professor Paulo Eduardo de Oliveira é autor de livros sobre metodologia e escrita ciêntifica | Foto: acervo pessoal

Direcionada para estudantes de graduação e pós-graduação que estão em fase de elaboração dos seus projetos de pesquisa, a publicação demonstra de forma prática que a pesquisa científica é a relação entre uma pergunta e uma resposta. “O livro é escrito de modo bem acessível para que os estudantes entendam como diferenciar tema de problema, problema de problemática e identificar as questões norteadoras de sua pesquisa, além de abordar métodos de investigação e de coleta dos dados”, finaliza o professor, acrescentando que a obra inspirou a escrita de outras três, além de servir de base para a realização de mentorias com mestrandos e doutorandos.

Rompendo o clico da ansiedade na escrita do TCC

Em entrevista para a Agência de Notícias Mais Educação em Pauta, da plataforma de bolsas de estudo Educa Mais Brasil, o psicólogo Sérgio Manzione explica que a ansiedade é uma reação que se tem diante de uma ameaça ou do desconhecido, e é quando o organismo se prepara para duas ações básicas: lutar ou fugir. Conforme pontua o profissional, a ansiedade pode ser considerada normal quando acaba ao mesmo tempo que a situação que a causou. Ou seja, no caso dos estudantes, ela deve sumir quando se conhece o resultado de um trabalho acadêmico.

No entanto, existe outro tipo, a ansiedade generalizada, que muitas vezes tem causas diversas e nem sempre definida. “Ansiedade não escolhe as pessoas, ela não vê se a pessoa é baixa, rica, pobre... é importante frisar que não adianta tomar o chazinho que a vizinha fez, o remédio que a prima toma, não funciona assim. Cada pessoa é diferente e deve buscar um diagnóstico correto e ajuda profissional”, sinaliza o psicólogo.

Para aqueles que estão com comportamento ansioso porque estão nesse momento de produção acadêmica, o psicólogo Manzione indica caminhos que podem contribuir para o bem-estar nesse período. Confira:

1. Aprenda mais sobre você

2. Entenda que ninguém é perfeito

3. Pare de se culpar

4. Domine o pânico

5. Viva o presente

6. Escolha o lado positivo

7. Tenha um projeto de vida