Dança

'O silêncio e o caos' entra em cartaz no Teatro Marco Camarotti, nesta sexta (19)

Serão apresentadas sessões na sexta (19) e sábado (20), às 20h

Espetáculo "O Silêncio e o Caos", do bailarino e autor Dielson Pessoa de Melo, - Divulgação

O Espetáculo “O Silêncio e o Caos”, do bailarino e autor Dielson Pessoa de Melo, estará em cartaz nos nesta sexta (19) e sábado (20) no Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro, às 20h.

O Silêncio e o Caos é um espetáculo de dança contemporânea em que o subconsciente ganha expressão. Um solo coreografado e executado em primeira pessoa, em que o autor dá a palavra ao seu delírio, sugerindo ao público a igual tarefa de procurar compreender os significados daquelas expressões e do que ocasionou um surto.

Vivenciado um surto psicótico em 2015, o bailarino Dielson Pessoa de Melo entendeu e interpreta, no palco, a experiência, como uma ação corajosa de desvelamento do real, de desmontagem e recusa do mundo instituído; de denúncia do sofrimento diante do olhar preconceituoso da sociedade e, principalmente, como oportunidade de debater por meio da arte os pré julgamentos das pessoas frente a transtornos psiquiátricos que algumas pessoas sofrem.

O bailarino leva para o público um espetáculo inquietante e enigmático que aborda o universo da psicose – outra vertente de transtornos psiquiátricos. Ao longo dos 30 minutos de apresentação, Dielson provoca
incômodo na plateia com a intensidade de seus movimentos robustos e desconexos somados a um explícito erotismo em cena trabalhado de forma sincrônica durante toda a peça. A trilha sonora é executada ao vivo pelo músico Pedro Huff (Violoncelista). Após o espetáculo, o público é convidado a permanecer para um momento de reflexão durante mais 30 minutos de debate com um(a) psicólogo(a)/psicanalista convidado(a).

 

Sobre o artista
Dielson Pessoa de Melo, Pernambucano, vem construindo um respeitável currículo em sua trajetória na dança. Como bailarino, foi convidado a participar da renomada Companhia de Dança Deborah Colker quando tinha apenas 18 anos, apresentando-se, a partir daí, em grandes palcos do cenário internacional.

Já subiu ao palco no Uruguai, Chile, Argentina, EUA, Itália, Áustria, França, Inglaterra, Alemanha, Singapura, interpretando trabalhos de célebres coreógrafos, como Ohad Naharin (Israel), Mauro Bigonzzetti (Italia), Itzik Galili (Holanda), Luiz Arrieta (Argentina), Cayetano Soto (Espanha), Jorge Garcia e Deborah Colker (Brasil). Na companhia, Dielson foi protagonista de espetáculos memoráveis como Tatyana. Além de ter feito parte da Cia. 

Dança Deborah Colker por oito anos, Dielson também teve uma passagem de dois anos pelo Balé da Cidade de São Paulo, pelo qual foi agraciado, em 2007, com o prêmio de melhor bailarino pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Hoje em Recife, desenvolve seu trabalho por meio de produções de espetáculos solos e com a Cais Cia. de Dança, realizando apresentações nos teatros do Brasil. Suas atuais criações são: O Silêncio e o Caos / O Diário das Frutas / O Carnaval de todo Mundo / As Mulheres de Abelardo da Hora / Close.

SERVIÇO:

O Silêncio e o Caos
19 e 20.08 às 20h

Teatro Marco Camarotti
Sesc Santo Amaro
Rua Treze de Maio, 455.
Recife - PE.

Ingressos no Sympla.