Exposição no Centro Cultural Benfica aborda o modernismo em Pernambuco
A abertura da mostra "Modernismo em Pernambuco: Recepção e Desdobramentos" ocorre nesta terça-feira (23)
O Centro Cultural Benfica, no Recife, recebe a exposição “Modernismo em Pernambuco: Recepção e Desdobramentos”. O vernissage está previsto para esta terça-feira (23), às 16h, e será aberto ao público.
Realizada pela Universidade Federal de Pernambuco, a mostra celebra três marcos distintos. São eles: o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, os 90 anos da Escola de Belas Artes do Recife e os 76 anos da UFPE.
Carlos Newton Júnior, professor do Departamento de Artes Visuais da UFPE, assina a curadoria da exposição. A proposta é mostrar a recepção das ideias modernistas pelos artistas em Pernambuco. Misturado ao projeto regionalista encabeçado por Gilberto Freyre, o modernismo criou por aqui temas, paletas e faturas próprias.
A mostra é construída a partir do acervo artístico da própria UFPE, parte dele herdado da Escola de Belas Artes do Recife. As obras, que acompanham textos informativos e críticos elaborados pelo curador, estarão divididas em dois momentos.
Na primeira sala, estão obras de precursores do modernismo em Pernambuco, como Vicente do Rego Monteiro, Fedora Monteiro Fernandes, Murillo La Greca, Mário Nunes e Laerte Baldini. Já o espaço da segunda sala é reservado para mostrar como os preceitos modernistas se desdobraram nos anos seguintes, através de uma geração composta por nomes como Francisco Brennand, Reynaldo Fonseca, Aloisio Magalhães, Ladjane Bandeira, Gilvan Samico, Tereza Costa Rêgo, Eudes Mota e Armando Lacerda.
Serviço
Exposição “Modernismo em Pernambuco: Recepção e Desdobramentos”
Abertura nesta terça-feira (23), às 16h. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
No Centro Cultural Benfica da UFPE (Rua Benfica, nº 157, Madalena)
Entrada gratuita
Visitas em grupo com mediação, para escolas e demais instituições, poderão ser agendadas pelo e-mail iac.cultura@ufpe.br