Após cerca de três horas, protesto termina e acesso de ônibus ao TI de Camaragibe é liberado
O acesso havia sido bloqueado por passageiros que reclamam dos atrasos do transporte público e da má qualidade dos serviços
Após ao menos três horas de interrupção, o acesso dos ônibus ao Terminal Integrado de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi liberado próximo das 10h da manhã desta terça-feira (23).
O acesso havia sido bloqueado por passageiros que reclamam dos atrasos do transporte público e da má qualidade dos serviços. O terminal atende cerca de 51 mil pessoas diariamente e opera com 21 linhas de ônibus, além de também contar com estação de metrô.
No início da manhã, a abertura dos portões e o início das operações na Linha Centro do metrô do Recife atrasou mais de 40 minutos, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A demora afetou os demais ramais do metrô que atende o Grande Recife.
Em Camaragibe, as paradas de ônibus ficaram lotadas. Muitos passageiros relataram que não conseguiriam chegar a tempo no trabalho.
A diarista Rosemary Ladislau, de 43 anos, tentava sair de Camaragibe para o bairro da Macaxeira, no Recife, e não conseguiu. “Não consegui e para piorar os ônibus vivem quebrados, quebram de instante em instante, chove mais dentro do que fora do ônibus”, relatou.
Ela já havia avisado que chegaria atrasada ao trabalho nesta terça devido aos problemas enfrentados com o transporte coletivo. “Eu avisei, mas tem que ir hoje, né? E outra, a gente chega atrasado, o patrão não quer saber, ele quer saber que quer que a gente chegue cedo. Mas como? O ônibus demora demais e é sempre cheio, um pior do que o outro, não melhora em nada”, comentou.
Ana Cíntia Santiago, de 45 anos, é chapeira em uma faculdade no centro do Recife e contou que as dificuldades pela manhã foram grandes. “Foi horrível, muito transtorno. A gente sofre todo dia. Eu mesma vim no ônibus BRT superquente, sem ventilação nenhuma. E todo dia é a mesma coisa, atrasos, chego atrasada, hoje estou aqui há mais de uma hora, é horrível, eu sei que a gente sofre muito. Agora eu vou no ônibus cheio, pedindo a Deus que tenha um ar-condicionado”, disse.
Analista de contabilidade, José Lúcio da Silva, de 28 anos, tentava ir para o bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. “Vou chegar atrasado, mas geralmente é sempre assim, sempre lotado, conturbado todo dia. Então, acaba se tornando algo normal, mesmo que não seja normal para a gente. A gente acaba se acostumando com isso. Quando não é isso, eles tratam a população como gado, vai todo mundo amontoado dentro de um ônibus só, com poucos ônibus rodando”, frisou.
“A gente quer uma proposta de melhorar a situação, né? Metrô quebrado, ônibus, aí a população fez um pequeno protestozinho para chamar atenção mais um pouco e a responsabilidade desse pessoal do metrô. A gente sai de manhãzinha cedo, sai para trabalhar, aí quando chega [ao Terminal Integrado] o ônibus está quebrado, o metrô está quebrado, a gente fica se preocupando e não sabe a hora que vai chegar no trabalho. O patrão da gente fica reclamando pela situação, querendo saber por que a gente está chegando tarde, por que a gente não vem. Aí não vê a realidade, né?”, disse
Para o operador, os serviços oferecidos no transporte coletivo estão precários. “É complicado, o serviço aqui às vezes está quebrado e muitas vezes nem avisam. Quando a gente chega vê o portão fechado. Como é que a gente vai trabalhar?”, questionou.
Por meio da assessoria de imprensa, a CBTU Recife informou no final da tarde que todos os ramais do metrô voltaram a funcionar normalmente. O aumento dos intervalos entre as saídas de cada transporte ocorreu por conta da baixa oferta da frota, devido alguns componentes específicos para manutenção que precisam ser adquiridos.
Em nota, o Grande Recife informou que a lotação temporária no TI Camaragibe nos horários de pico, assim como em outros terminais integrados, ocorre quando o metrô chega, pois tem uma capacidade bem maior que o ônibus. E, geralmente, as pessoas não esperam o próximo coletivo. No horário de pico, as principais linhas do TI Camaragibe têm intervalos entre três e cinco minutos para ajudar a diluir o volume de pessoas.
Sobre as falhas na manutenção dos ônibus, o usuário deve entrar em contato através da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (9.9488.3999). É importante informar o dia e hora do fato, além do nome da linha e número de ordem do coletivo. O veículo será recolhido para reparos e outro será colocado no lugar até que o serviço seja concluído.