Com investimento de R$ 171 mil, Museu do Porto do Recife será construído até novembro
A previsão é que o equipamento seja aberto ao público em novembro
A capital pernambucana ganhará um novo espaço cultural. Com investimento de R$ 171 mil, o “Museu do Porto do Recife” será construído em um imóvel de 100 metros quadrados adjacente à administração do ancoradouro localizado no Bairro do Recife, na área central da cidade.
Nesta quarta-feira (24), o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para início das obras. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas em outubro deste ano e que o equipamento seja aberto ao público em novembro.
O espaço contará a história do ancoradouro recifense e a sua importância para o desenvolvimento da Cidade, além de reunir um acervo com cerca de 100 peças históricas do trabalho portuário, como ferramentas náuticas antigas e registros fotográficos.
“É uma maneira de contar a história de Pernambuco, do Recife e dessa instituição tão importante. Tudo começou aqui e nada mais justo do que resgatar essa memória. Além disso, será mais uma oportunidade para que as pessoas conheçam essa trajetória, fomentando o setor turístico”, afirmou o governador Paulo Câmara.
De acordo com a gestão do Estado, o espaço onde o museu será construído contará com acessibilidade, além de projeto de iluminação e climatização.
“Esse é um momento marcante pois sabemos a importância dos museus para as instituições, e o Porto do Recife tem muita história. O ancoradouro carrega a representatividade da capital pernambucana e nada mais justo que tenhamos um espaço qualificado como museu para preservar toda essa história”, afirmou o presidente do Porto do Recife, Tito Moraes.