Zé Carioca completa 80 anos; confira curiosidades sobre o personagem mais brasileiro da Disney
Papagaio apareceu pela primeira vez no filme "Alô, Amigos", lançado em 24 de agosto de 1941
Conhecido dos quadrinhos e dos filmes, Zé Carioca completa 80 anos de existência nesta quarta-feira (24). A data faz referência à primeira aparição do papagaio nos cinemas, em 1942. Confira algumas curiosidades sobre o personagem mais brasileiro da Disney:
Criação do personagem
A ideia para criar o Zé Carioca nasceu de uma viagem feita por Walt Disney em 1941. Visitando o Rio de Janeiro e outras cidades da América do Sul como fonte de pesquisa para os próximos conteúdos da The Walt Disney Company, ele acabou pensando em um personagem brasileiro.
Estreia nos cinemas
Zé Carioca estreou oficialmente em 24 de agosto de 1942, na primeira exibição mundial do filme “Alô, Amigos”, realizada no Rio de Janeiro. Na animação, o papagaio recebe Pato Donald durante sua viagem ao Brasil e passeia com ele pela América Latina, apresentando as culturas dos locais. Nos anos seguintes, o personagem apareceu em outros dois longas-metragens clássicos: “Você Já Foi à Bahia?” (1944) e “Tempo de Melodia” (1948).
"Alô, Amigos" (1942)
Aventuras nos quadrinhos
Presente em apenas três filmes da Disney, Zé Carioca encontrou nos quadrinhos o espaço para ter suas aventuras narradas. Nas publicações, o personagem aparecia vivendo nos morros cariocas, comendo feijoada, jogando futebol e interagindo com parentes de outras regiões do Brasil.
Dos jornais para as HQs
Em outubro de 1942, Zé Carioca foi parar nos jornais norte-americanos, que publicaram suas histórias ao longo de 104 páginas dominicais coloridas. Essas aventuras começaram a sair no Brasil a partir da revista em quadrinhos infanto-juvenil O Globo Juvenil, em fevereiro de 1943, e mais tarde passaram a ser publicadas pela Editora Abril.
Sucesso entre os leitores
No Brasil, Zé Carioca esteve em mais de duas mil histórias e gags publicadas pela Abril. Da vasta produção de HQs Disney lançadas pela editora, quase um terço contou com a presença do papagaio. Por causa da sua popularidade, a partir de janeiro de 1961, todas as edições ímpares de “O Pato Donald”, até então uma publicação semanal, passaram a se chamar “Zé Carioca”. Desde 2020, personagem brasileiro ganhou uma nova roupagem e suas histórias são criadas, produzidas e publicadas pela Editora Culturama.
Comemorações
Para celebrar o aniversário de 80 anos do papagaio, a Disney está preparando alguns lançamentos. A primeira delas é uma música de autoria do Leandro Lehart e cantada pelo sambista Xande de Pilares, que deve sair no dia 9 de setembro. Intitulada “Os Zés do Brasil”, a canção contará com um videoclipe.
Também estão previstas novas publicações. O livro “O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia”, já disponível no mercado, e “Zé Carioca conta a história do Brasil”, do escritor Eduardo Bueno, tem lançamento marcado para outubro. Além disso, nas HQs regulares mensais da Culturama, haverá uma nova história, "Um jovem chamado Zé", no Grande Almanaque Disney, que sairá em novembro.