Polícia

PF de Caruaru prende em Fortaleza membros de bando que usava "chupa-cabra" para furtar contas

Nas casas, foram apreendidos diversos cartões bancários e dispositivos eletrônicos utilizados no golpe

Material apreendido pelos policiais - Divulgação/Polícia Federal

Dois homens suspeitos de integrar um bando que furtava vítimas em terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) foram presos na cidade de Fortaleza, no Ceará. A operação, que resultou nas prisões, foi deflagrada pela Delegacia da Polícia Federal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na tarde dessa quarta-feira (24).

Os presos têm 34 e 35 anos. Eles também foram alvos de mandados de busca e apreensão. Nas casas, foram apreendidos diversos cartões bancários e dispositivos eletrônicos utilizados no golpe. 

As investigações tiveram início em 2021 após o registro de PF de furtos nos municípios pernambucanos de Caruaru, Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Carpina, Paudalho, Paulista, Recife e Ipojuca. Crimes foram registrados também nos estados do Rio Grande do Norte, Tocantins e Ceará. 

A PF apura os crimes de furto qualificado e organização criminosa, cujas penas ultrapassam os 15 anos de reclusão.

O modus operandi consistia em furtos por meio de dispositivos eletrônicos chamados de “chupa-cabras”. Os criminosos clonavam trilhas e senhas dos cartões por dispositivos maliciosos instalados nos terminais eletrônicos do banco, além da captura de envelopes de depósitos bancários.