Solidariedade

Completando 4 anos, Transforma Brasil conta com mais de 1 milhão de voluntários

Neste domingo (28) também é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado

Voluntários do Transforma Brasil - Caio Alencastro

Além do Dia Nacional do Voluntariado no Brasil, neste domingo (28) também se comemora o aniversário de 4 anos da Transforma Brasil. Com mais de 1 milhão de brasileiros voluntários inscritos, a plataforma é considerada a maior do segmento. De acordo com medições da instituição, já foram realizadas mais de 4 milhões de horas de ações voltadas para o bem estar social.

Segundo o presidente da Transforma Brasil, Fábio Melo, o intuito é sempre unir o máximo de pessoas voluntárias às ONGs necessitadas. “Há milhões de pessoas querendo prestar serviço voluntário e milhares de ONGs necessitando dessa ajuda”, falou o empreendedor social do Recife. “Nosso papel é unir essas duas pontas, trazendo benefícios para quem necessita”, continuou.

Conhecida como "match do bem", a Transforma Brasil lida com vários tipos de ações. Entre elas, as emergenciais são as que mais mobilizam os voluntários. Este ano, em Pernambuco, por exemplo, a 'SOS Chuvas' teve o apoio de mais de 700 pessoas, que ajudaram as vítimas do Estado com a entrega de alimentos, roupas, cobertores e colchões. Ao todo, mais de 55 mil pessoas de 200 comunidades, em 10 cidades, foram contempladas.

Ademais, nacionalmente falando, outros projetos como a 'Tamo Junto na Luta', de combate à fome, reuniu 4 mil voluntários em todo o País. Já a 'Tamo Junto na Vacina', de apoio à vacinação, desenvolvida com a Frente Nacional de Prefeitos, uniu 1.737 brasileiros.

Atualmente, de acordo com o World Giving Index, existem mais de 3 bilhões de voluntários ao redor do mundo. No Brasil, ativamente, são 54 milhões de pessoas que realizam esta atividade, segundo a Pesquisa Voluntariado, divulgada pelo Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) em julho deste ano. O estudo mostra que 56% da população adulta faz ou diz ter feito alguma boa ação na vida. Há 11 anos, esse número representava 25% da sociedade brasileira. Em 2001, apenas 18%.

No setor privado, a solidariedade também passou a fazer parte da cultura de algumas empresas. Somente em 2021, foram doados R$ 6,9 bilhões para projetos, causas e ações sociais no território brasileiro.

Para Fábio Silva, o crescimento do voluntariado no Brasil deve continuar acontecendo nos próximos anos. "Ajudar o próximo nunca foi tão atual e importante. A solidariedade foi o caminho que muitos decidiram seguir para buscar uma sociedade mais justa. Muitos mais vão aderir a esse novo mundo, é um caminho sem volta", enfatizou.