TÊNIS

Sem Djokovic, US Open estreia nesta segunda (29); confira primeiros jogos

O torneio também marcará a despedida da estadunidense Serena Williams do circuito, após mais de 21 grand slams conquistados

Nadal é uma das estrelas do US Open - OSCAR DEL POZO / AFP

Desta segunda (29) até o dia 11 de setembro, o complexo USTA Billie Jean King National Tennis Center, em Nova York, será palco do US Open 2022. O torneio marcará a despedida da estadunidense Serena Williams do circuito, após mais de 21 grand slams conquistados. Em contrapartida, a competição não terá a presença do alemão número 2 do mundo, Alexander Zverev, lesionado, e do sérvio Novak Djokovic (número 7), que não conseguiu permissão para entrar nos Estados Unidos por não ter se vacinado para a Covid-19. O Brasil será representado por Bia Haddad e Caroline Alves, no feminino, e Thiago Monteiro, no masculino.

Atual campeão do torneio e número 1 do ranking da ATP, o russo Daniil Medvedev (cabeça de chave 1) estreia na competição contra o estadunidense Stefan Kozlov.  Ao lado do espanhol Rafael Nadal (cabeça de chave 2), número 3, ele é um dos candidatos ao título. Por falar em Nadal, o tenista enfrenta o australiano Rinky Hijikata. 

Brasileiros em quadra

Abaixo deles está o compatriota de Nadal e número 4 do ranking, Carlitos Alcaraz, também cotado para brigar pelo troféu. O tenista inicia a jornada no torneio perante o argentino Sebastián Báez. Já o brasileiro Thiago Monteiro (67º) vai duelar com o eslovaco Alex Molčan (40º).

Na chave feminina, Bia Haddad, 15ª no ranking, vai encarar a croata Ana Konjuh, atual 116ª. Em caso de vitória, ela poderá encontrar na etapa seguinte a canadense Bianca Andreescu ou a francesa Harmony Tan. A outra representante do País, Carolina Alves, ainda está disputando no quali uma vaga para a chave principal.

Aos 40 anos, Serena iniciará sua despedida do US Open perante a montenegrina Danka Kovinic. Cabeça número 1, a polonesa Iga Swiatek jogará contra a italiana Jasmina Paolini (57ª). A número dois, a estoniana Anett Kontaveit, terá pela frente a romena Jaqueline Cristian (76ª). Vencedora em 2021 e número 11 do mundo, a britânica Emma Raducanu estreia contra a francesa Alizé Cornet, 37ª do ranking.

Premiação em jogo

O US Open distribuirá em premiação um valor recorde de 60,1 milhões de dólares. No ano passado, o Grand Slam pagou 57,5 milhões. Haverá bônus, idênticos para homens e mulheres, por determinação da Federação de Tênis dos Estados Unidos (USTA), após consulta ao Conselho de Jogadores da ATP e ao Conselho de Jogadoras da WTA.