Tontura é um dos principais sintomas relatados pós Covid-19; ouça
A doutora Naiara Amorim foi a convidada do Canal Saúde desta segunda-feira (29)
Um estudo conduzido pela Fiocruz Minas e publicado este ano apontou que 50% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram sintomas pós-infecção. Entre os sintomas mais relatados da chamada “Covid Longa” estão as tonturas. Pesquisas apontam que o coronavírus pode agir no nervo vago, de forma a causar uma disfunção na área, que seria responsável pelos sintomas prolongados da doença.
Para falar do assunto, Jota Batista conversou no Canal Saúde desta segunda-feira (29), na Rádio Folha FM 96,7, com a Dra. Naiara Amorim, Otorrinolaringologista do HOPE (Hospital de Olhos de Pernambuco).
A doutora explica que até antes da Covid, quando se falava de tontura, ela era mais associada à labirintite, e a Covid-19 é mais um complicador para esse tipo de doença:
As infecções virais, de uma forma geral, podem ser gatilho para o surgimento de externar esse tipo de sintomas, por irritação ao labirinto. A doença viral é uma doença sistêmica, e a Covid-19 se insere em vários contextos, incluindo as tonturas”.
Naiara detalhou, ainda, quais os exames feitos para chegar a um diagnóstico preciso, pelos sintomas apresentados:
A tontura não é um diagnóstico definitivo, e o primeiro passo é a conversa, saber quais fatores predispostos, gatilhos, e de acordo com a conversa, os exames são marcados de acordo com as respostas do paciente. O exame Neurológico, otoneurológico, são alguns dos que podem ser feitos para afunilar o diagnóstico final” - conclui.
Lembrando que você escuta o Canal Saúde pelo seu agregador favorito, ou pelos players abaixo: