ACROBACIAS AÉREAS

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça chegam ao Recife para demonstração no Marco Zero

Ponto turístico da capital pernambucana não recebe uma apresentação do grupo desde 2018

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Sob o olhar atento de alunos do projeto social Esquadrão Asa Branca, militares e familiares e convidados, chegaram ao Recife, na manhã desta quarta-feira (31), as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça que participarão de uma demonstração no Marco Zero, na quinta-feira (1º), em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

Vindas de Natal, as sete aeronaves coloridas de verde, azul e amarelo aterrissaram na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, na Zona Sul da capital pernambucana. O Recife é uma das paradas do circuito que já percorreu outras cidades nordestinas e seguirá até o fim deste mês

Robson Kauã, de 16 anos, faz parte do Asa Branca, projeto social apoiado pela Aeronáutica, há seis meses. O jovem sonha em ser militar e ficou encantado com a oportunidade de conhecer as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e seus pilotos. “Está bonito o evento e dando cada vez mais vontade de ser militar”, disse, empolgado.

A demonstração no Marco Zero não acontece há quatro anos, desde o feriado de Nossa Senhora do Carmo de 2018. O capitão aviador Moreno, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, acredita que este será um reencontro especial

“Sempre que a gente volta a uma localidade é muito legal o retorno porque o pessoal também fica com saudade. É muito especial poder voltar”, comentou o piloto, que prometeu um espetáculo com “30 minutos de muita acrobacia, de avião no ar”. “Acho que o pessoal vai gostar bastante”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Outro piloto da Fumaça, o major Natalício volta ao Recife. Em 2018, a demonstração no Marco Zero foi uma de suas primeiras. “A expectativa está grande, a gente espera que o tempo colabore. O lugar é muito bonito”, comentou o militar.

O major explica que o esquadrão  representa a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo o único que faz demonstrações aéreas. “Nossa missão é difundir em âmbito nacional e, às vezes, até internacionalmente a Força Aérea Brasileira”, explicou Natalício. 

Antes do Recife, a Fumaça se apresenta em Caruaru, no Agreste do Estado, na tarde desta quarta (31). A apresentação na capital pernambucana será às 16h da quinta e terá um esquema especial de trânsito para quem for acompanhar as manobras do grupo

Os presentes no Marco Zero assistirão a um show com cerca de 50 manobras em aproximadamente 30 minutos. As sete aeronaves se revezam na frente do público e, durante a demonstração, um locutor narra as acrobacias. 

“É um evento para toda a família, é muito bacana. A gente pede para o pessoal chegar cedo porque costuma dar muito trânsito e levar boné e protetor”, finalizou o major Natalício.