MUNDO

Navio de Cingapura encalha no Canal de Suez, no Egito

Autoridades locais informaram que rebocadores trabalharam no local para liberar a passagem

Localização do navio encalhado no Canal de Suez, no Egito - Reprodução/Marine Traffic

Um petroleiro encalhou na noite desta quarta-feira (31) no Canal de Suez, no Egito, provocando um breve bloqueio da hidrovia. Equipes de rebocadores trabalharam no local para liberar a passagem.

De acordo com o "The Washington Post", o navio Affinity V, de bandeira de Cingapura, ficou preso em um trecho de pista única do canal. A informação é atribuída a George Safwat, porta-voz da Autoridade do Canal de Suez.

Em entrevista a uma rede de televisão egípcia, Safwat afirmou que a embarcação voltou a refluir pouco depois dos trabalhos dos rebocadores. Ele acrescentou que o navio fazia parte de um comboio que saiu de Portugal e estava a caminho do porto de Yanbu, na Arábia Saudita, no Mar Vermelho.

De acordo com a Reuters, o navio-tanque Aframax Affinity V perdeu o controle no Canal de Suez quando se dirigia para o sul.
 

"Ela temporariamente obstruiu o tráfego e agora está voltado para o sul novamente, mas movendo-se lentamente com a ajuda do rebocador", informou a Reuters, citando o serviço de monitoramento de navios TankerTrackers.

Ever Given

Em março de 2021, um enorme cargueiro de contêineres de centenas de milhares de toneladas bloqueou o Canal de Suez e provocou um engarrafamento de embarcações. O Ever Given fechou o tráfego em ambas as direções, resultando em um atraso de mais de 400 navios devido ao incidente.

Canal de Suez: Por que a rota é tão importante

A embarcação de 400 metros de comprimento — o equivalente a quatro campos de futebol — e 59 metros de largura tinha saído do porto chinês de Yantián com destino à cidade portuária de Roterdã, na Holanda.

O Ever Given foi totalmente desencalhado do canal de Suez em 29 de março de 2021, uma semana após ter interrompido a travessia.