premiação

Giral abre inscrições para terceira edição do Prêmio Literário Graça Beltrão

Iniciativa vai premiar as melhores produções textuais de estudantes e professores

Premiação ocorrerá no dia 18 de outubro - Divulgação

Com tema "Educação: novos jeitos, tempos e lugares", estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Literário Professora Graça Beltrão, promovido pela Giral - Desenvolvimento Humano e Local.

A iniciativa tem o objetivo de premiar as melhores produções textuais de estudantes e professores de instituições de ensino público e de Organizações da Sociedade Civil. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de setembro, no site disponível aqui.

Para participar, é necessário ser estudante do Ensino Médio de qualquer escola pública do Brasil. Também podem concorrer professores e educadores que atuem em escolas e organizações sociais.

O texto deve ser de autoria própria, do gênero relato de experiência e ter, no mínimo, 20 linhas, além de fazer referência ao tema proposto pela premiação.

A lista de vencedores será divulgada dia 14 de outubro, no site da organização, e a premiação ocorrerá no dia 18 do mesmo mês, na sede da Giral, em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco.

As produções serão avaliadas por uma comissão técnica formada por profissionais da área da educação. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiação e certificado.

"Promover o Graça Beltrão é promover o desenvolvimento de ideias e a troca de experiências sobre educação, que é nosso tema central e nosso maior objetivo enquanto instituição", afirmou o presidente da Giral, Leonildo Moura.


Isso é uma Gracinha

O prêmio conta, ainda, com uma categoria voltada a crianças e adolescentes: "Isso é uma Gracinha". Dividida nas modalidades leitura e produção textual, a iniciativa segue a mesma proposta temática do concurso.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede da Giral por educadores responsáveis pela formação, também até 16 de setembro. O endereço é rua das Orquídeas, 148, no bairro Santa Felicidade, em Glória do Goitá.

Homenagem

O prêmio homenageia a professora Graça Beltrão, que faleceu em maio de 2020, com suspeitas de Covid-19. Ela era entusiasta do trabalho e de toda a equipe do Giral.