Argentina

Tatuagem nazista e detido com faca de 35 cm: quem é o brasileiro que tentou matar Cristina Kirchner

Fernando André Sabag Montiel é filho de pai chileno e mãe argentina

O brasileiro que tentou matar a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner - Reprodução

O autor da tentativa de assassinato da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é o brasileiro Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos. A identidade dele foi confirmada pela imprensa do país vizinho.

Fernando apontou uma arma contra Kirchner quando ela chegava em seu apartamento, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, por volta das 21h de quinta-feira (1º). A arma estava carregada, mas o disparo falhou. O brasileiro foi detido pela Polícia Federal.

De acordo com a emissora argentina Todo Noticias, Fernando André Sabag Montiel chegou a Argentina em 2018, procedente do Uruguai. Ele reside atualmente no bairro de La Paternal, na capital federal. 

Diversas imagens de Fernando André circularam nas redes sociais e veículos de comunicação argentinos. Em uma delas, Fernando aparece de camisa preta, cabelo com topete, pulseira, vários anéis no dedos e um detalhe que chama atenção: uma tatuagem de um Sol Negro, símbolo nazista.

Fernando tem a tatuagem do símbolo nazista em braço (Foto: Reprodução)

Em 17 de março de 2021, Fernando foi encontrado com uma faca de 35 centímetros em uma avenida de Buenos Aires. Segundo os relatos policiais, ele estava em um carro sem placa traseira e foi interceptado pela polícia. 

Na ocasião, Sabag Montiel assegurou ser o dono do veículo e disse que a placa havia sido perdida em um acidente de trânsito poucos dias antes. Ele ainda alegou que a faca seria para "defesa pessoal". 

Fernando foi liberado após ser autuado pela infração. A Interpol informou que o homem não tem antecendentes criminais no Brasil. 

Registros comerciais indicam que o homem trabalha com o "serviço de transporte urbano e suburbano não regular de passageiros de oferta livre". O ministro de Segurança argentino, Aníbal Fernández, explicou que Fernando é motorista de aplicativo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

No Instagram, em um perfil com mais de 800 seguidores, Fernando tem fotos com famosos locais. Ele também postou diversas aparições na televisão, sendo a mais recente em uma crítica ao ministro da Economia argentino. 



Fotos de Fernando em seu perfil no Instagram foram divulgadas por meios argentinos (Foto: Reprodução)

Pedido de herança
O Todo Noticias também informou que poucos dias antes do episódio com a faca de 2021, Fernando André tentou ficar com um carro da sua mãe, a argentina Viviana Beatriz Sabag, que morreu vítima de síndrome respiratória em 2017. 

Fernando afirmou à Justiça ser o único herdeiro da mãe. Ele apresentou uma certidão de nascimento expedida no estado de São Paulo para tentar provar sua reivindicação. 

O documento exibido pelo canal argentino traz mais informações sobre a naturalidade do homem. Ele nasceu no dia 13 de janeiro de 1987, filho do chileno Fernando Ernesto Montiel Araya com a argentina Viviana Beatriz Sabag.

O pai Fernando Ernesto foi expulso do Brasil em 2021 por uma ação movida pela Polícia Federal. 
 

Certidão de nascimento do brasileiro que tentou matar a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner (Foto: Reprodução)