Covid-19

Cientistas e instituições são homenageados no Cais do Sertão pela atuação no combate à pandemia

Na cerimônia, cinco cientistas que se destacaram em gestão e desenvolvimento científico no enfrentamento à pandemia da Covid-19, receberam troféus e diplomas

Cientistas e instituições são homenageados no Cais do Sertão pela atuação no enfrentamento à pandemia - Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

A ciência foi motivo de premiação e reconhecimento na manhã desta terça-feira (6), no teatro ‘É do Povo’, no Museu Cais do Sertão, no Recife. Na cerimônia, cinco cientistas que se destacaram em gestão e desenvolvimento científico no enfrentamento à pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, receberam troféus e diplomas em reconhecimento aos trabalhos realizados
 
Além disso, três instituições também foram homenageadas: Instituto Aggeu Magalhães, Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e Consórcio Nordeste. 

A lista dos cinco premiados são a professora e pesquisadora da UFPE Maira Galdino da Rocha Pitta; o professor da UFPE Danylo Cesar Correia Palmeira; o pesquisador e professor da UFRPE Jones Oliveira Albuquerque; o professor da UFRPE Hernande Pereira da Silva; e o professor da UPE e médico infectologista Demetrius Montenegro. 
 
A professora e pesquisadora Maira Galdino compartilhou a premiação com os estudantes que trabalharam junto com ela no enfrentamento à pandemia.  

Secretário estadual de Saúde, André Longo e a pesquisadora e professora, Maira Galdino. Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

“Eu estou muito feliz, foram realmente dois anos de muita luta. Na UFPE, eu coordenei uma rede de Laboratórios de Campanha, e 45 estudantes participaram, então eu compartilho com eles esses prêmios, são estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, que realizaram mais de 120 mil testes de diagnóstico RT-PCR, atendendo todo o estado de Pernambuco. Além disso, a gente construiu na UFPE dois Laboratórios de Biossegurança NB3, que permitiram alavancar todas as pesquisas com vírus, incluindo a Covid”, destacou. 

Outros 10 profissionais ganharam menção honrosa durante a cerimônia, indicados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 
 
Entre os 10 cientistas que receberam menção honrosa na cerimônia, está o professor do Departamento de Genética da UFPE e responsável técnico pelo Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva da federal, Valdir Balbino. Ele mencionou que foi escolhido para representar todo o esforço da universidade. 

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o professor e pesquisador Valdino Balbino e o o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá 

“É necessário saber que os cientistas brasileiros são esforçados, competentes e capazes de responder aos agravos que a sociedade é acometida. A gente fez no laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva o que se chama sequenciamento genômico do novo coronavírus. A gente utilizou um conjunto de técnicas bem específicas e que nos permitem compreender a variabilidade genética, fazer o reconhecimento das linhagens que se tornaram tão populares no meio popular. Foi uma época de muito trabalho, mas também de muito aprendizado”, explicou. 

A premiação ocorreu durante a abertura do seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco”, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.

Compondo a mesa da premiação, estavam o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário de Tecnologia, Ciência e Inovação, Fernando Jucá; o secretário estadual de Saúde, André Longo; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão; e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende. 
 
“Foi uma luta muito difícil, infelizmente muitas vidas foram perdidas, e vidas não se recuperam. Mas fica o nosso reconhecimento às instituições públicas, aos orgãos governamentais, e a muitos pesquisadores, cientistas, trabalhadores, que não abriram mão em nenhum momento de acreditar na ciência, acreditar que é possível superar os desafios com trabalho, com pesquisa e acima de tudo com muita dedicação e paixão”, destacou o governador Paulo Câmara.  
 
O secretário Fernando Jucá ressaltou a importância da ciência para o combate à pandemia. 
 
“A ciência no mundo inteiro deu exemplos do que é competência, do que é poder chegar perto não só das pessoas, mas também das empresas. As primeiras vacinas que saíram foram fruto de parceria entre cientistas e empresas que rapidamente colocaram no mercado um conjunto de vacinas que tinham muita eficiência. Isso misturou conhecimento com eficiência e com um produto que foi entregue à sociedade de uma forma muito rápida”, disse.  
 
Os resultados do enfrentamento da pandemia foram frutos de uma ação conjunta, afirmou o secretário André Longo. A SES-PE ficou entre as três instituições homenageadas no evento. 

Secretário estadual de Saúde, André Longo, recebe troféu. Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

“Sem dúvida nenhuma, a saúde foi muito impactada pela questão da pandemia, e a ciência foi uma aliada fundamental para os resultados que conseguimos obter em Pernambuco. Pernambuco se destacou no enfrentamento da pandemia e muito se deve isso a essa atuação articulada com a Secretária de Ciência e Tecnologia, com a Facepe [Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco] e com cientistas das diversas instituições de Pernambuco”, destacou Longo.