sustentabilidade

Rock in Rio aposta em marketing sustentável, e público faz caça a brindes com coleta seletiva

Copos, garrafas e embalagens podem ser trocados por câmeras e ingressos para show. Marcas usam reciclagem para publicidade

Rock in Rio 2022 - Reprodução/ Twitter

Um ponto por copo ou garrafa, dois pontos por embalagem de salgadinho ou chocolate. De ponto em ponto, fãs do rock tentam conciliar os shows com a caça a brindes. O marketing sustentável deu o tom do Rock in Rio 2022, com seu palco de 200 toneladas de aço reciclável e empresas fazendo ações de conscientização junto aos consumidores.

Para o público, a iniciativa pode representar mimos como uma lazy bag (uma espécie de sofá inflável), uma câmera InstaMix estilo polaroid ou mesmo um ingresso para outro dia do evento.

É preciso um certo esforço. No show de quinta-feira (9), a turista Isabela Barreto, de Roraima, carregava uma sacola de copos plásticos e estimava ter levantado já 100 pontos – um pouco longe de sua meta de 360 pontos para trocar por uma lazy bag.

"Acho bacana (a iniciativa) em um evento com música, com tanta gente jovem. Não só pelos brindes, mas pela consciência" diz Isabela, pouco depois de aceitar mais um copo plástico doado por uma senhora que estava no show.

Um ingresso por 900 pontos

No estande da Braskem, petroquímica que está patrocinando a iniciativa de coleta seletiva em por pontos, os brindes saem com facilidade.

"O pessoal chega aqui com dois, três sacos enormes. Temos dois ingressos por dias em cada um dos dois estandes de troca e 12 câmeras em cada. Esgota tudo" conta a promotora Emanuelle Jansen.

Para o ingresso, são necessários 900 pontos – ou 900 copos plásticos. Não é raro ver jovens catando copos no gramado ou mesmo dentro das lixeiras.

"Eu moro em Porto de Galinhas, Pernambuco, e estou acostumada a recolher os copos na praia. Minha amiga falou que aqui estavam trocando e fiquei animada para tentar uma câmera" conta a produtora de eventos Taís Mourão.

70 toneladas de resíduo recolhidas

Como não se pode levar bebidas para a cidade do Rock, apenas uma garrafa de plástico sem tampa, e os vidros são proibidos fora dos bares e estabelecimentos, as comidas e bebidas são servidas em plásticos e papel, garantindo a festa dos caçadores de brindes.

No primeiro final de semana do evento, mais de 70 toneladas de resíduos recicláveis aproveitáveis foram recolhidos. Destes, 40.607 quilos de plástico, 20.215 de papelão. De alumínio, foram 7.668 quilos e de vidro, 1.963 quilos.

Este resultado de 70 toneladas equivale a mais de 366 árvores poupadas e uma economia de quase quatro mil banhos de 15 minutos. Os vidros reciclados rendem em média 543 garrafas de um litro e com o alumínio, acima de 732 mil latinhas.

Os números foram auferidos por uma ferramenta de rastreabilidade de resíduos, com tecnologia de blockchain, criada pela startup Reutiliza em parceria com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat).

"A partir das latas de lixo recicláveis espalhadas, entramos com a tecnologia com a parceria do trabalho dos catadores e da Ancat, cumprindo a lógica da economia circular para transformá-los em matéria-prima novamente para produção de embalagens de novos produtos" explica Humberto Bahia, fundador e CEO da startup Reutiliza Já.

Copos viram tampa de desodorante

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da empresa de papel e celulose Suzano, no primeiro fim de semana no Rock in Rio, mostra que 83% dos entrevistados estão dispostos a pagar um valor mais alto por um produto ou serviço desde que ele seja sustentável, e que 59% avaliam isso em sua compra. Além disso, diz o estudo, para 67% o papel é o produto mais sustentável para embalagens e produtos descartáveis.

Do outro lado, estão as empresas patrocinadoras e parcerias que se juntaram em ações complementares. Para reciclar a meta de 4,5 milhões de copos plásticos, Heineken, Coca-Cola, Natura e Braskem se uniram para transformá-los em resinas recicladas e depois em embalagens de produtos da linha Natura Ekos.

É um repeteco mais abrangente da edição passada, em 2019, quando 2,5 milhões de copos da marca de cerveja viraram 670 mil tampas de desodorante.

Matéria-prima para garrafas

Na Coca-Cola, a meta é que 156 mil mini pets sejam comercializadas pelos ambulantes e voltem ao mercado como matéria-prima de novas garrafas. Para incentivar o descarte correto, a companhia disponibilizou alguns produtos de brinde no estande de troca da Braskem, como bolsas e acesso ao espaço privativo da empresa dentro do festival, onde acontece shows exclusivos.

"A Coca-Cola assumiu o compromisso público de até 2030 zerar o impacto de todas as embalagens da marca no planeta. Entendemos que eventos como o Rock in Rio Brasil são ótimas oportunidades para engajarmos as pessoas" destaca Katielle Haffner, Head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil.

As embalagens de salgadinhos e de chocolates, da Doritos e do Kit Kat, também serão encaminhadas para reciclagem e podem ser trocadas por pontos para brindes. E o iFood e a Suzano, por sua vez, vão disponibilizar mais de 230 mil embalagens feitas de papel reciclável, de fonte renovável e biodegradável.