Amistosos

Com surpresas, Tite convoca Seleção Brasileira para últimos amistosos antes da Copa do Mundo

Foram 26 atletas convocados para enfrentar Gana e Tunísia nos dias 23 e 27 de setembro

Tite, técnico da Seleção Brasileira - Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite convocou na manhã desta sexta-feira (9) 26 atletas para disputar os últimos amistosos da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo do Catar, contra Gana e Tunísia, respectivamente nos dias 23 e 27 de setembro. Enquanto a maioria do elenco se manteve dentro do esperado para a formação final, algumas posições contaram com novidades e ausências na última lista antes da definitiva para o Mundial.

A maior novidade - mas que não chega a ser uma surpresa - é a convocação do atacante Pedro, do Flamengo, bastante elogiado por Tite em suas recentes atuações. O artilheiro da Libertadores da América já tem duas passagens pela Seleção, mas entrou em campo com a camisa verde-amarela por apenas 20 minutos em sua segunda convocação, após ter se lesionado na primeira, abrindo espaço para Richarlison.

O ataque, inclusive, foi a posição com mais convocações. Dentre os nove nomes, Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior já devem ter vaga garantida na lista final de Tite, enquanto Pedro, Rodrygo, Antony, Matheus Cunha e Firmino disputam por um espaço entre os 26 escolhidos para o Mundial.

Entre as surpresas, está a ausência de Gabriel Jesus. O atacante, que vive um dos melhores momentos da sua carreira pelo Arsenal, não foi acionado por Tite para os amistosos sediados na França, mas deve ter vaga garantida no Mundial. A convocação para o setor pareceu ter um perfil de “teste” de nomes ainda não consolidados que disputam a posição, o que pode ter sacrificado a participação de Jesus.

Outra ausência importante é do lateral-direito Daniel Alves, atualmente jogando pelo Pumas, no México. Segundo Tite, o atleta foi cortado devido ao seu condicionamento físico, se recuperando de problemas de saúde, mas ainda é opção para a lista final. Para o setor, apenas Danilo, da Juventus, foi convocado, mas os zagueiros Éder Militão e Ibañez também podem atuar na posição.

Na lateral-esquerda, Guilherme Arana foi desfalque. O jogador do Atlético-MG sofreu uma entorse no joelho esquerdo, e não deve mais entrar em campo neste ano. Em comparação a última convocação, Gabriel Martinelli, Phillippe Coutinho e Danilo (Palmeiras) também ficaram de fora.

Confira a lista de convocados para a Seleção Brasileira:

GOLEIRO
Alisson, Liverpool (ING)
Ederson, Manchester City (ING)
Weverton, Palmeiras (BRA)

LATERAL-DIREITO
Danilo, Juventus (ITA)

LATERAL-ESQUERDO
Alex Sandro, Juventus (ITA)
Alex Telles, Sevilla (ESP)

ZAGUEIROS
Bremer, Juventus (ITA)
Éder Militão, Real Madrid (ESP)
Marquinhos, Paris Saint-Germain (FRA)
Ibañez, Roma (ITA)
Thiago Silva, Chelsea (ING)

MEIO-CAMPO
Bruno Guimarães, Newcastle (ING)
Casemiro, Manchester United (ING)
Éverton Ribeiro, Flamengo (BRA)
Fabinho, Liverpool (ING)
Fred, Manchester United (ING)
Lucas Paquetá, West Ham (ING)

ATACANTES
Antony, Manchester United (ING)
Roberto Firmino, Liverpool (ING)
Matheus Cunha, Atlético de Madrid (ESP)
Neymar, Paris Saint-Germain (FRA)
Pedro, Flamengo (BRA)
Raphinha, Barcelona (ESP)
Richarlison, Tottenham (ING)
Rodrygo, Real Madrid (ESP)
Vinicius Junior, Real Madrid (ESP)