Super-ricos

Pernambuco tem sete dos quase 300 bilionários brasileiros; veja a concentração de cada estado

Pernambuco ocupa a sétima posição do ranking

Eduardo Saverin, segundo colocado no ranking geral, brasileiro e co-fundador do Facebook - Roslan Rahman / AFP

O Brasil tem quase 300 bilionários. São Paulo é o estado com a maior quantidade de super-ricos. Do total de 284 posições na lista da Forbes Brasil de 2022, 113 são ocupadas paulistas.

Pernambuco ocupa a sétima posição do ranking, com um total de sete bilionários

O maior bilionário paulista é Eduardo Saverin, cofundador do Facebook e segundo colocado do ranking geral, com uma fortuna estimada em R$ 52,80 bilhões, aponta reportagem da Forbes.

Abilio Diniz, fundador do grupo Pão de Açúcar e um dos maiores acionistas individuais do gigante francês Carrefour, também está na lista.

De acordo com a Forbes, Santa Catarina ocupa a segunda posição do ranking com 38 bilionários, dos quais 29 são acionistas da multinacional de energia Weg.

Em terceiro, aparece o Rio de Janeiro com 35 nomes, entre eles os sócios da 3G Capital - Jorge Paulo Lemann, que lidera o ranking naciona, Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto da Veiga Sicupira e Alexandre Behring - e membros da família Moreira Salles, do Itaú Unibanco.

A lista de bilionários brasileiros segue os critérios da Forbes americana, que tem como principal fonte de informação a participação acionária em empresas listadas em bolsas de valores.

Além de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco, outras 10 unidades federativas do Brasil contam com algum bilionário brasileiro nascido no estado: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul.

Veja os estados com os maiores números de bilionários

São Paulo: 113

Santa Catarina: 38

Rio de Janeiro: 35

Minas Gerais: 25

Rio Grande do Sul: 17

Ceará: 16

Pernambuco: 7

Goiás: 6

Paraná: 6

Maranhão: 4

Bahia: 3

Espírito Santo: 1

Pará: 1

Paraíba: 1