Luzes da Torre Eiffel serão desligadas mais cedo para economizar energia
Iluminação noturna da estrutura de ferro representa 4% de seu consumo anual de eletricidade
As luzes que fazem a Torre Eiffel brilhar à noite serão desligadas mais de uma hora antes do normal para economizar energia. Nesta terça-feira (12), a prefeitura de Paris deve anunciar que a iluminação da estrutura metálica, cartão-postal da capital francesa, será desligada às 23h45 e não mais à 1h da madrugada, como costuma acontecer. A medida foi noticiada anteriormente pelo jornal Journal Du Dimanche.
"É um gesto eminentemente simbólico participar da conscientização sobre a necessidade de economizar energia", disse Jean-François Martins, presidente da operadora do site SETE, em comunicado.
A iluminação noturna da estrutura de ferro representa 4% de seu consumo anual de energia, de acordo com a Société d'Exploitation de la Tour Eiffel.
A Europa enfrenta uma forte crise energética, agravada pelo aperto da Rússia sobre o gás, e vários países têm adotado medidas para economizar energia. No Reino Unido, dois dias após assumir, a primeira-ministra Liz Truss congelou as contas de gás e de luz e mudou as políticas de redução das emissões de CO2.
Na semana passada, os ministros da União Europeia pediram à Comissão Europeia para adotar medidas emergenciais que ajudem os países a estancar a crise energética por que estão passando. Também pleitearam que o preço da energia seja desvinculado do gás.