Pesquisa Ipec: Lula tem 46%; e Bolsonaro, 31% das intenções de voto
Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos
A quarta rodada de pesquisa do Ipec a sobre a corrida presidencial, contratada pelo grupo O Globo e divulgada agora há pouco, aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) fica com 31%, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 7%; e Simone Tebet (MDB), 4%.
Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Ávila (Novo) aparecem com 1%. Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelman (PTB) não alcançaram 1%. O percentual de brancos e nulos foi de 6% e dos que não sabiam ou não responderam, 4%.
O Ipec perguntou em quem os eleitores votariam em um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Declaram que votariam em Lula 53% e em Bolsonaro, 36%. Oito por cento votariam em branco ou anulariam no segundo turno. O percentual dos que não sabem foi de 3%.
Quanto à administração de Jair Bolsonaro, 30% a consideram ótima ou boa; 23%, regular; 45%, ruim ou péssima; e 2% não sabiam. No que diz respeito à aprovação ou não do governo Bolsonaro, 35% a aprovam, 59% a desaprovam, 5% não souberam avaliar.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre a última terça-feira (6) e hoje (12). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.