Em uma de suas últimas entrevistas, no ano passado, Godard anunciava 'adeus' ao cinema
Em março do ano passado, durante uma live do festival de Cinema na Índia que o mestre francês falou sobre sua aposentadoria
Foi em uma live do festival de cinema de Kerala, da Índia, em março do ano passado, que o cineasta francês Jean-Luc Godard deu uma de suas últimas entrevistas, aos 90 anos.
No surpreendente encontro de quase uma hora e meia, contando com a ajuda de uma tradutora, Godard - que sempre foi avesso à entrevistas - se mostrou aberto e entusiasmado com diversos assuntos ligados ao cinema em geral.
Foi nesta oportunidade que o mestre francês falou sobre sua aposentadoria.
"Estou encerrando minha vida no cinema. Estou fazendo dois roteiros e depois direi adeus ao cinema", revelou o diretor diante de um inconsolável entrevistador.
Os dois roteiros eram "Scenario" ("roteiro" em francês) e "Funny Wars", que não chegaram a ser concluídos. O último longa lançado por Godard foi "Imagem e Palavra", de 2019.
Na entrevista, disponível no YouTube, Godard também reflete sobre questões contemporâneas do cinema e filosofa com seu interlocutor, bem à vontade.
"As pessoas diziam que estou ocupado com a política, com a revolução, mas cada vez mais estou preocupado com o cinema e com a realidade".
Em um momento em que a tradutora deixou, sem querer, seu microfone "mutado", causando um silêncio na live, Godard aproveitou para fazer outra reflexão.
"Silêncio é algo que a gente diz muito no set antes de falar 'ação'. A dificuldade do cinema de hoje é que ele só pensa na 'ação' e não pensa o 'silêncio'. No entanto, (o 'silêncio) importa muito durante a filmagem".