Grande Recife

Neoenergia Pernambuco retira mais de 550 caixas de internet irregulares

Ações aconteceram no Recife e em Camaragibe

Reprodução/Neoenergia

A Neoenergia Pernambuco retirou 552 caixas de internet irregulares em postes do Recife e em Camaragibe. Na capital pernambucana, as ações se concentraram nos bairros de San Martin, na Zona Oeste, e no Pina, na Zona Sul.

Os equipamentos são considerados perigosos por serem um dos principais causadores de incêndios em postes. Eles pertenciam a dez empresas de telecomunicações que ocupavam irregularmente os postes, sem nenhum contrato com a distribuidora.

Além disso, eles utilizavam equipamentos que iam de encontro com as normas técnicas e de segurança exigidas. Na operação, outros 120 pontos de riscos ainda foram eliminados, como cabos de telecomunicações desnivelados ou partidos, além de instalações perto da rede elétrica. No total, cerca de 5 toneladas de materiais, cabos e fios irregulares foram removidos.

“Vistoriamos mais de 700 postes. Foram identificadas e eliminadas inúmeras irregularidades. Vamos monitorar esses locais para evitar que as empresas identificadas, e outras que não possuam contrato com a Neoenergia, voltem a utilizar nossas estruturas de forma irregular, desordenada, causando incêndios e possíveis acidentes com a população”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
 

Antes de cada ação da Operação, todas as operadoras de telefonia e telecomunicações são comunicadas sobre a necessidade da organização dos fios – quando estão fora dos padrões. As empresas que não cumprem o prazo de adequação têm as redes irregulares removidas.