Futebol

Náutico visita Vasco em busca de melhorar desempenho como visitante na Série B

Timbu tem apenas dois triunfos fora de casa na competição, figurando na lanterna; Cruzmaltino está no G4

Jean Carlos, meia do Náutico - Tiago Caldas/CNC

O clube que vem de duas vitórias consecutivas está na zona de rebaixamento. O que perdeu os dois jogos mais recentes figura no G4. O momento de Náutico e Vasco na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro é inversamente proporcional à situação na tabela do campeonato. Muito pelo que foi feito antes. No caso dos alvirrubros, a esperança é que o contexto de reação prevaleça em relação à disparidade nos objetivos da temporada. Os pernambucanos visitam o Vasco, em São Januário, em busca de diminuir ainda mais a ainda alta probabilidade de queda à Série C, de 89,4%.

O técnico Dado Cavalcanti já deixou claro que não pretende fazer muitas mudanças com relação ao time que venceu o Brusque na rodada anterior. As únicas alterações serão por obrigação, com as saídas do lateral-esquerdo João Lucas e do volante Richard Franco, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e do zagueiro Wellington, machucado. Júnior Tavares, Jean Carlos e Maurício, respectivamente, serão os substitutos.

“Minha pretensão é de fazer essa formação, sem muitos mistérios. Desde que cheguei, entendo que evoluímos em alguns conceitos, como na mudança de comportamento nas transições. Isso me dá mais confiança na utilização dos jogadores que escolhi. Maurício teve uma lesão, mas se recuperou rápido. É um cara extremamente dedicado. Júnior Tavares estava esperando essa condição de jogo e entrará muito motivado. Espero que, com essa animação que eles trazem, a gente consiga diminuir a perda do entrosamento dos jogadores que vinham atuando antes”, explicou o treinador.

O Náutico só tem duas vitórias como visitante na Série B, contra CRB e Brusque. No mais, são dois empates e 10 derrotas. O terceiro pior aproveitamento fora de casa na Série B(19%). Sem vencer há nove jogos longe do Recife, desde o dia 4 de junho, o Timbu não ficará apenas se defendendo, garante Dado. 



"Esperamos engatar uma sequência positiva. Sabemos que é difícil jogar lá em São Januário, mas eles vão enfrentar uma equipe que apresentará dificuldades. Vão nos pressionar, chegando com quatro, cinco jogadores (ao ataque). Tenho convicção que, fazendo uma saída de pressão bem feita, podemos sair no dois contra dois, três contra três. Vamos tentar desorganizar o time deles para, com velocidade ofensiva, chegar à frente com superioridade numérica”.

O Náutico segue na lanterna da Série B, com 27 pontos. A distância para o 16º e primeiro fora da zona, o CSA, é de cinco pontos - os alagoanos estão com 32. Já o Vasco é o quarto, com 45, um acima do Londrina, em quinto, e dois a mais que o Sport, em sexto. 

Ficha técnica

Vasco
Thiago Rodrigues, Léo Matos, Quintero, Anderson Conceição, Edimar; Yuri e Andrey; Nenê, Marlon Gomes e Alex Teixeira; Raniel. Técnico: Jorginho.

Náutico
Jean; Victor Ferraz, Maurício, João Paulo e Júnior Tavares; Jóbson, Souza, Thomaz e Jean Carlos; Everton Brito e Geuvânio. Técnico: Dado Cavalcanti

Local: São Januário (Rio de Janeiro/RJ)
Horário: 19h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC). Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA) e Henrique Neu Ribeiro (ambos de SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Transmissão: Premiere FC