Saúde

Recife amplia imunização contra meningite e HPV: veja endereços e quem pode receber as vacinas

Ampliação dos públicos aptos a receber as vacinas foi recomendada pelo Ministério da Saúde

Vacinação infantil - Ikamahã/Sesau/PCR

O Recife ampliou a vacinação contra meningite e HPV nas mais de 150 salas de vacina da rede municipal. Para ter acesso ao imunizante, é preciso procurar uma das salas - a lista completa pode ser conferida aqui. Os pontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

A vacina contra a meningite agora está disponível para adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos. Até então, o imunizante era ofertada para pessoas de 11 e 12 anos.

Meninos de 9 a 14 anos poderão receber a vacina contra o HPV. Até então, apenas garotos de 11 a 14 anos poderiam tomar o imunizante.

A Secretaria de Saúde do Recife recomenda que, para agilizar a vacinação, os públicos devem procurar uma das salas de vacina do município com documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF.

Recomendação
A ampliação dos públicos aptos a receber as vacinas foi recomendada pelo Ministério da Saúde. Segundo o MS, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença meningocócica e por isso é necessário ampliar a vacinação para que haja uma diminuição do número de portadores da bactéria na nasofaringe. A vacina conjugada meningocócica ACWY deverá ser ofertada temporariamente para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos, até junho de 2023. 

Já a vacina que protege contra o HPV (Papilomavírus humano) foi ampliada de forma fixa para os meninos de 9 a 14 anos - as meninas na mesma faixa etária já recebem o imunizante. Dessa forma, as crianças e adolescentes contemplados nesses grupos devem receber duas doses do imunizante. A vacina protege contra doenças causadas pelos mais de 100 tipos do vírus HPV, que podem causar câncer, principalmente do colo do útero e ânus. Em 2021, foram registrados 68 óbitos por câncer de colo do útero no Recife. Até junho deste ano, a cidade já soma 32 mortes causadas pela doença.