Combo X exibe show em homenagem aos 30 anos do Manguebeat
A apresentação, gravada nas margens do Rio Capibaribe, comemora os 30 anos do movimento Manguebeat, surgido no Recife na década de 1990
O grupo pernambucano Combo X disponibilizou, nesta quinta-feira (15), em seu canal oficial do Youtube, o show “Mangue 3.0” . A apresentação, gravada nas margens do Rio Capibaribe, comemora os 30 anos do movimento Manguebeat, surgido no Recife na década de 1990.
"Este show é uma celebração dos 30 anos da publicação do Manifesto do Mangue, que fundamentou o Movimento Manguebeat em Recife. Queremos mostrar também que o mangue continua vivo, criativo e com fôlego para outros 30 anos", resume Gilmar Bolla 8, vocalista do Combo X.
O Combo X é formado por Gilmar Bolla 8, fundador e ex-percussionista da Nação Zumbi, e o músico Jadson Vale, o Bactéria, tecladista do Mundo Livre S/A, bandas que alicerçaram as bases do Manguebeat ao lado da Nação Zumbi. “Este som faz parte do nosso DNA e gravar no mangue, no Capibaribe, trouxe uma série de lembranças maravilhosas de viver uma história tão sensacional como foi, é e sempre será o movimento manguebeat”, resume Bactéria.
"Mangue 3.0"
O show intitulado “Mangue 3.0” é o abre-alas da turnê do grupo em 2022, que promete rodar o país no segundo semestre. A gravação, realizada no Recife sob a direção de Niltinho Pereira, traz a sonoridade que caracteriza o movimento cultural que teve Chico Science como precursor. Estão presentes os toques de baixo, guitarra, sopros, teclados e rica percussão afro-pernambucana.
Com repertório rico de referências que vão do frevo ao rock, passando pela música eletrônica, Gilmar Bolla 8 e Bactéria ainda contam com a participação dos músicos Izídio Black, no trombone em “Cifrão” e “Amigo do Fiel”, Thiago Brandão, na guitarra em “Leão Coroado” e Valdi Afonjah, na voz e violão na faixa “Seguindo pela estrada iluminada”. A ficha técnica do projeto conta ainda com o talento de Buguinha Dub na mixagem e masterização e edição de Gilson Martins.
Combo X - Mangue 3.0
Assista:
Ficha técnica:
Produção musical: Bactéria e Gilmar Bolla 8
Produção Artística: Gilmar Bolla 8
Gravação: Estúdio Mundo Novo- Buguinha Dub
Mixagem: Estúdio Mundo Novo - Buguinha
Masterização: Estúdio Novo Mundo - Buguinha
Câmeras : Edinho Moraes, Rennan Peixe, Nilton Pereira
Still : Hugo Muniz
Edição/finalização : Gilson Martins
Direção : Niltinho Pereira
Produção Executiva: Altamiza Melo
Assessoria: Pantim Comunicação
Lançamento: AmpliDiversão
Músicos participantes:
Gilmar Bolla 8 – vocal e percussão
Bactéria – teclado e vocais
Izídio Black – trombone em “Cifrão” e “Amigo do Fiel”
Thiago Brandão – guitarra em “Leão Coroado”
Valdi Afonjah – voz e violão em “Seguindo pela estrada iluminada”