Natação

Confira como foi o terceiro dia do Troféu José Finkel 2022

Etiene Medeiros, Jhennifer Conceição e João Luiz Gomes foram os destaques da noite, nas provas realizadas no Santos Dumont, no Recife

Etiene Medeiros - Reprodução/Internet

Teve pernambucana no lugar mais alto do pódio no terceiro dia do Troféu José Finkel, disputado nas piscinas do parque Santos Dumont, no Recife. Etiene Medeiros faturou a medalha de ouro nos 50m costas feminino. A nadadora do Sesi fez o tempo de 26seg30. Parceira de time de Etiene, Julia Góes ficou em segundo, seguida de Erika Gonçalves, do Corinthians. Já nos 50m costas masculino, a vitória foi de Gabriel Fantoni. A prata foi de Guilherme Basseto (UniSanta) e Pedro Motta (N1) terminou com o bronze.

Medalha de ouro e três recordes batidos: do campeonato, brasileiro e sul-americano. Com o tempo de 29seg87, Jhennifer Conceição, do Pinheiros, dominou a prova dos 50m peito feminino. Macarena Ceballos (Curitibano) chegou em segundo, com Ana Carolina Vieira, também do Pinheiros, ficando logo atrás, em terceiro. 

João Luiz Gomes garantiu vaga no Mundial de Natação de Piscina Curta, que será realizado em dezembro, em Melbourne, na Austrália. O nadador garantiu presença ao conseguir o tempo de 25seg86 na prova dos 50m peito, ficando com o ouro. Além do nadador de Pinheiros, o pódio teve Felipe Silva (Minas Tênis Clube) e Caio Pumputis (Pinheiros) em segundo e terceiro, respectivamente.



Por outro lado, nos 100m livre feminino,  Ana Carolina Vieira ficou à frente de todos, vencendo a disputa, com a prata sendo de Daynara Paula (Curitibano) e o bronze com Stephanie Balduccini (Paineiras). Na mesma prova, mas no masculino, vitória de Gabriel Santos, seguido por Pedro Spajari e Breno Correia em segundo e terceiro, respectivamente - todos do Pinheiros.

Nos 200m borboleta feminino, o lugar mais alto do pódio foi de Giovanna Diamante (Pinheiros). Com o tempo de 2min07seg15, a nadadora bateu o recorde do campeonato, que pertencia à pernambucana Joanna Maranhão. O segundo lugar fespooi de Maria Luiza Pessanha, da mesma equipe, e o terceiro foi de Rafaela Raurich (Santa Mônica). O vencedor no masculino foi Luiz Altamir Melo (Ideal Clube), com Mateus Gonche vindo logo atrás, em segundo. O trio de medalhistas foi completado por Leonardo de Deus (UniSanta). No revezamento 4x100 medley misto, a vitória foi do Pinheiros, seguido por Sesi/SP e Minas Tênis Clube.