Pela primeira vez, mais da metade dos idosos têm acesso à internet no Brasil
Os dados são do levantamento Tecnologia da Informação e Comunicação com base em informações da PnadTIC
A necessidade de se comunicar à distância na pandemia mudou o perfil dos usuários da internet. O percentual de uso da rede por pessoas com 60 anos ou mais saltou de 44,8% para 57,5% entre 2019 e 2021. É a primeira vez que mais da metade dos idosos acessam a rede no Brasil.
Os dados são do levantamento Tecnologia da Informação e Comunicação com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadTIC), divulgado nesta sexta-feira (16) pelo IBGE. O estudo mostra também que o uso da internet aumentou em todas as faixas etárias.
Segundo o instituto, a evolução nas facilidades para o uso dessa tecnologia e na sua disseminação no cotidiano da sociedade são razões que contribuíram para este avanço.
O levantamento mostra ainda que o percentual de pessoas que tinham telefone móvel celular para uso pessoal também cresceu entre os mais maduros, acima dos 60 anos, de 66,6% para 71,2% de 2019 para 2021.
Além disso, apesar de mais pessoas em home office, houve uma leve redução de uso da internet em computadores e tablets em torno de 3% cada. Por outro lado, o acesso via televisão cresceu mais de 12% (de 32,3% para 44,4%).