Futebol

FPF elege presidente para novo quadriênio

Pleito ocorre neste domingo, a partir das 10h, no Centro de Eventos Recife, prédio da Faculdade Pernambucana de Saúde

Sede da FPF - Divulgação

Após uma semana cheia de reviravoltas, envolvendo suspensão da eleição, mudança de local do pleito e chapa impugnada, chega o dia da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) definir quem será o próximo presidente para o quadriênio 2023/2026. No caso, uma aclamação. Sem adversários, o atual mandatário da entidade, Evandro Carvalho, continuará à frente da entidade - posto que ocupa há 11 anos. Também serão eleitos os vices e Conselho Fiscal. 

Marcado para este domingo, a partir das 10h, a eleição, inicialmente, chegou a ser suspensa pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a pedido do América, por considerar que o local escolhido para a votação, o Centro de Treinamento do Retrô, em Aldeia, não era “neutro”, uma vez que se trata de um clube com voto no pleito. Posteriormente, ficou definido que o evento aconteceria no Centro de Eventos Recife, prédio da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, na Zona Sul da capital.

Em seguida, a chapa "Construindo pontes para o fortalecimento do futebol pernambucano”, encabeçada pelo então candidato à presidência da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Alexandre Mirinda, foi impugnada pela comissão eleitoral. A razão indicada para tirar o grupo do pleito foi uma “duplicidade de assinaturas” de clubes tanto na chapa da oposição como da situação. Como o candidato da situação fez a inscrição antes do bloco de Mirinda, a comissão considerou válida apenas a primeira subscrição.

Formato da eleição

Podem votar representantes de clubes das Séries A1 e A2, além das ligas municipais. Vale citar que será garantido o direito de dois votos aos integrantes da Primeira Divisão do Estadual, em face da participação no ano de 2022 no campeonato de profissionais e juniores.

Evandro Carvalho está à frente da presidência da FPF desde 2 de setembro de 2011, após a morte do então mandatário, Carlos Alberto Oliveira. Nas últimas eleições, de 2014/2018 e 2018/2022, Evandro foi aclamado, sem bate-chapa. O gestor integra a entidade desde 1985, tendo exercido a vice-presidência durante 16 anos, antes de ocupar o cargo máximo. Em termos de longevidade no posto, o atual presidente está atrás apenas do próprio Carlos Alberto, que ficou 16 anos à frente da Federação (1995-2011), e Rubem Moreira, por 27 anos (1955-1982).

Ranking de federações

Em 2021, a Federação Pernambucana de Futebol encerrou a temporada ocupando a 10ª posição no ranking de federações divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No Nordeste, o estado está atrás do Ceará (7º) e Bahia (9º).