Canadá Road Show será realizado no Recife no próximo sábado (24)
O encontro acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, das 14h às 20h
Até o próximo dia 28, a Hi Bonjour, agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio e higher education no Canadá, promove a 3ª edição do Canadá Road Show, que passa por 12 cidades brasileiras. O evento apresenta programas disponibilizados em 28 colleges, universidades e escolas de idiomas canadenses. No próximo sábado (24), o encontro acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, das 14h às 20h. A inscrição custa R$ 20 e deve ser feita através do site do evento.
Além de consultores de educação, visto e imigração, o evento terá a presença dos influenciadores digitais Joel Lima, Camilla Ferreira e Paula Affonso.
De acordo com a Hi Bonjour, todo o valor arrecadado no evento será doado ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), à Judá Escola de Jiu Jitsu, projeto social de Camaragibe e ao Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes em Salvador (BA).
Mais estudantes brasileiros morando no Canadá
Segundo o governo canadense, metade das novas residências permanentes até 2024 poderão ser concedidas a estudantes que se formarem no país. Para isso, o primeiro passo é obter a permissão para ingressar em uma instituição de nível superior.
De acordo com análise feita pela agência de intercâmbio Hi Bonjour, com base em estatísticas do IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada), órgão de imigração do Canadá, nesse quesito, 80% dos pedidos de brasileiros para esse tipo de visto têm resposta positiva, taxa de aprovação superior à média mundial de 60%. Um total de 11.425 brasileiros se tornaram residentes permanentes do país em 2021.
A análise da Hi Bonjour indica que a taxa de aprovação de vistos para brasileiros em 2021 (80%), que sofreu queda causada pela pandemia em 2020 (61%), recuperou o patamar de 2019 (83%). Em todo o período analisado, o Brasil sempre se manteve à frente das médias globais (60%, 51% e 60% nos três anos, respectivamente).
“O Canadá oferece inúmeros benefícios para estudantes internacionais, como a possibilidade de levar a família e de, ao término dos estudos, obter visto de trabalho temporário para continuar no país, que é o grande passo para a residência permanente”, explicou Thaís Della Nina, fundadora da Hi Bonjour.
Os programas de estudo em colleges públicos do Canadá – podem durar de oito meses a dois anos – garantem ao estudante permissão de trabalhar em meio período durante o curso. Além disso, o cônjuge pode trabalhar em tempo integral para garantir renda em dólares para a família, e os filhos menores têm acesso a escolas públicas gratuitas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A saúde pública também é acessível na maioria das províncias.
Novo plano de imigração
O Plano de Imigração 2022-2024 do governo canadense apresenta uma das metas mais ambiciosas da história do país. No ano passado, mais de 405 mil pessoas de várias nacionalidades receberam a residência permanente, maior número já concedido pelo Canadá em um único ano. A ideia é, em 2022, aumentar essa quantidade para 431.645. Em 2023, serão 447.055 e, em 2024, 451 mil.
Segundo a análise da Hi Bonjour nas estatísticas do IRCC, quase metade das vagas é destinada às modalidades de imigração mais utilizadas por estudantes internacionais recém-graduados. Em alguns desses programas de imigração, da esfera federal, o número de vagas nas quais estudantes internacionais se encaixam irá saltar de 55.900 em 2020 para 111.500 em 2024. Já em programas provinciais, o número passará de 83.500 em 2022 para 93 mil em 2024.
A população de estudantes internacionais no Canadá se recuperou de forma significativa em 2021, com aumento de 17% sobre 2020 – precisamente o percentual de declínio causado pela pandemia. Segundo o IRCC, 621.565 residentes temporários com visto de estudo estavam no Canadá, ao final de 2021, cursando programas de pelo menos seis meses de duração. A quantidade é quase a mesma de antes da pandemia, em 2019, quando havia 638.380 estudantes em solo canadense.