Streaming

"Só Se For Por Amor": nova série da Netflix conta com pernambucanos em papéis de destaque

Giordano Castro e Luiza Fittipaldi vivem artistas da música em série ambientada em Goiás e inspirada no sertanejo sofrência

Luiza Fittipaldi e Giordano Castro estão no elenco da séire - Vanessa Bumbeers/Netflix

"Só Se For Por Amor", nova série brasileira da Netflix, chega nesta quarta-feira (21) ao catálogo do serviço de streaming, embalada por muita música e altas doses de sofrência. Protagonizada por Lucy Alves, Filipe Bragança e Agnes Nunes, a produção traz no seu elenco dois pernambucanos em papéis de destaque.
 


Giordano Castro, que integra o grupo teatral recifense Magiluth, interpreta o baterista Patrício. Depois de sofrer uma desilusão amorosa, o personagem cai na estrada com a recém-formada banda Só Se For Por Amor, liderada pelo casal Deusa (Lucy Alves) e Tadeu (Filipe Bragança). 

"O Patrício tem muitas camadas em relação à própria história. Busquei que ele tivesse a cara dessa figura brasileira que se vira em muitas coisas. Ele é o que a gente chama de músico "guigueiro", aquele que toca de tudo e quase como um coringa, e ainda dirige o ônibus da banda. É um cara que tenta sobreviver", revelou o ator, em entrevista à Folha de Pernambuco
 

Uma das inspirações para Giordano foi o baterista paraibano Diego Pereira, conhecido como Pé de Pano, que trabalhava ao lado do falecido cantor Gabriel Diniz. "Ele toca muito e nós temos um tipo físico parecido. Então, comecei a segui-lo no Instagram e via como ele tocava", conta o pernambucano, que teve aulas com dois bateristas: Rostan Junior, no Recife, e Caio Mancini, que gravou as músicas para a série, em São Paulo.  

"Todos os atores que estavam comigo como integrantes da banda são da música também. Foi um estímulo saber que eu tinha tantos músicos bons ao meu redor. Eu já tinha uma musicalidade dentro de mim, sabia tocar alguns instrumentos, mas bateria não. Tive que correr atrás e hoje encontrei uma nova paixão", confessa.

Além de Patrício, Deusa e Tadeu, também fazem parte da Só Se For Por Amor os irmãos Valdo (Micael) e Nelton (Adriano Ferreira). Os cinco viralizam com o vídeo de uma apresentação, o que leva a vocalista a receber uma proposta de carreira solo do poderoso empresário César Marcolo (Gustavo Vaz). Com a vaga de cantora aberta, o grupo conhece a ousada Roberta, interpretada por mais um um nome vindo de Pernambuco. 

Da música para a atuação
Experiente no mundo da música, Luiza Fittipaldi é uma das vozes da Reverbo, mostra que reúne jovens artistas da cena autoral pernambucana. O agrupamento de cantores e cantoras, aliás, foi um pouco responsável por seu primeiro trabalho de atuação. "Foi através do grupo do WhatsApp da Reverbo que eu vi o flyer do processo de seleção para essa série. Dizia que era para atores e não atores. Quem não tivesse experiência com atuação, como eu, passaria por um processo de preparação de elenco", conta.
 

Na trama, Roberta canta nas ruas, onde acaba conhecendo a determinada Eva (Agnes Nunes), que deixa a família para trás em busca da meta de ter uma composição sua no topo das paradas.  Para viver a cantora, Luiza conta que não se inspirou em alguém específico, mas sim em diferentes artistas que expõem seus talentos em locais públicos.

"Fui pesquisar com 'amigues minhes' da vida real, que trabalham tocando nos metrôs e nas ruas. Passei um dia com eles, trocando ideias, para poder fazer essa personagem de um 'jeito massa' e também homenagear essas pessoas que estão todos os dias nesse 'corre babado'", relembra.

Mistura de ritmos
Ambientada em Goiás, a nova produção da Netflix mostra um pouco da poderosa indústria da música sertaneja, mas também traz outros ritmos para a sua mistura sonora. Do axé da Banda Eva até o pop de Anitta, passando pelo piseiro dos Barões da Pisadinha, a trilha sonora busca traduzir musicalmente o jeito que o brasileiro sofre por amor. O Bar do Corno, comandado por Gorete (Laila Garin), é o cenário onde muitas dessas canções ganham palco. 

"Há uma coisa que permeia todos os personagens dessa série: todos estão correndo atrás dos seus sonhos. São pessoas movidas por paixões, que é algo comum a todo mundo, tanto os personagens quanto a quem vai assistir a essa história", declara Giordano. 

Com produção da Coração da Selva para a Netflix, "Só Se For Por Amor" tem um trio femino na direção: Ana Luiza Azevedo, Gisele Barroco e Joana Mariani. O showrunner Luciano Patrick assina como produtor, roteirista e criador. No elenco, ainda estão nomes como Ana Mametto, Jeniffer Nascimento e Bruno Fagundes, com participações especiais de nomes da música, como Leo Jaime, Day Camargo e Solange Almeida.